Ad
Home Últimas Notícias Detran divulga selecionados do CNH Social nesta 6ª-feira

Os contemplados terão 15 dias, contados a partir do dia 3 de novembro, para efetuar a matrícula online, que deve ser feita exclusivamente pelo site www.detran.go.gov.br.

Publicado: 29.10.2020

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulga nesta sexta-feira (29/10), às 17 horas, a lista dos candidatos selecionados para participarem do programa CNH Social. Nesta etapa, foram ofertadas 4.014 vagas para que a população de baixa renda possa obter, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente.

O Detran-GO não telefona, manda e-mail ou mensagem para os candidatos. Por isso, segundo a coordenadora do programa, Ednalva Garcia, é importante que os inscritos fiquem atentos e chequem se seu nome está na lista publicada no site da autarquia.

Após a efetivação da matrícula online, o selecionado deve procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para apresentar a documentação em, no máximo, 15 dias.

A pessoa que deixar de cumprir os prazos ou apresentar a documentação necessária será desclassificada. Caso haja vagas ociosas, uma nova lista com cadastro reserva será divulgada em data a ser confirmada. Conforme o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, esta etapa do programa bateu recorde de inscrições, foram mais de 45 mil candidatos.

Segundo Marcos Roberto Silva, todo o processo de habilitação, adição ou mudança de categoria do programa CNH Social, com exceção dos custos com transporte, será pago pelo Governo de Goiás, por meio da autarquia.

Os beneficiários terão isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático).

Também estarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.

Esta etapa traz regras mais humanizadas e socialmente adequadas para o desempate dos candidatos inscritos. Na categoria estudantil, por exemplo, substituiu-se a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela média obtida no ensino médio da rede pública estadual de Goiás, apurada pela Secretaria de Estado da Educação. Também são critérios de desempate, a renda familiar per capita, o número de componentes do grupo familiar, a existência de benefício social, data e hora da inscrição, maior idade.

Próximo passo

Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula no site www.detran.go.gov.br e imprimir o comprovante de matrícula. Ele deve ser entregue com toda a documentação exigida em uma das unidades do Detran-GO, Ciretrans ou Vapt Vupt. Durante o atendimento presencial, será aberto o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que é o início do processo. Isso deve ser feito em, no máximo, 15 dias, a contar do dia 3 de novembro.

O candidato terá mais 15 dias para apresentar a documentação em uma unidade do Detran-GO, Ciretran ou Vapt Vupt. Vale ressaltar que, na maioria dos municípios, o atendimento é feito com horário marcado.

Caso o candidato não esteja com nome na lista, deve aguardar pela segunda chamada. Quem não for contemplado na segunda chamada, poderá se candidatar nas próximas edições do programa, desde que, na época, cumpra todos os requisitos estabelecidos no edital.

Comunicação Setorial do Detran-GO

 

Deixe um comentário