Ad
Home Últimas Notícias Prazo para quitar 2ª cota do IPVA placa zero termina nesta 6ª

No próximo dia 5 de novembro, vence a terceira parcela ou cota única dos veículos com placa final 9.

Publicado: 29.10.2020

A Secretaria da Economia de Goiás, por meio da Gerência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), lembra que nesta sexta-feira, 30/10, termina o prazo para quitar a segunda parcela do imposto para os veículos com placa de final zero. No próximo dia 5 de novembro, vence a terceira parcela ou cota única dos veículos com placa final 9.

Com o encerrando do Calendário do IPVA de 2020, dia 30 de novembro, é o prazo limite para o pagamento da terceira parcela ou cota única do tributo mais o licenciamento, para os carros e motos com emplacamento de final zero.

Os boletos não são mais enviados pelo Detran para a residência do proprietário do veículo, conforme esclarece o gerente Jorge Arêas, da Secretaria da Economia. Para acessar o boleto de pagamento o contribuinte deve acessar o site da Economia (www.economia.go.gov.br) no campo IPVA, em seguida “Pagamento de IPVA NÃO Autuado” ou direto no site do Detran (www.detran.go.gov.br ), na aba “veículos”.

Multa por atraso

O pagamento em dia dá desconto de 50% do IPVA para os proprietários de veículos com motor 1.0 ou motocicletas com até 125 cc (cilindradas) e sem infração de trânsito (multa) referente ao exercício anterior. Existe ainda o abatimento de até 10% para quem pontuou no Programa Nota Fiscal Goiana.

Os proprietários de veículos devem prestar atenção às mudanças trazidas pela Lei nº 20.752 de janeiro deste ano, que alterou as regras para quem atrasar o pagamento do imposto. Com isto, o IPVA passou a ser dispensado de autuação prévia. Isto significa que após o vencimento, o não pagamento implica na aplicação imediata da multa por atraso.

Jorge Arêas ressalta que a vantagem é que o valor da multa foi reduzido de 100% cobrada sobre o valor do imposto para 50%. Ainda haverá descontos de 60% sobre essa multa para quem pagar até 30 dias após o vencimento, 40% de descontos para pagamento entre 31 dias e até 60 dias, e de 30%, para pagamento de 61 dias.

Após inscrição em dívida ativa, o desconto será de 25%, caso o débito seja quitado em até 90 dias.

Comunicação Setorial – Economia/GO

 

Deixe um comentário