Home Últimas Notícias Operação Shamar reforça combate à violência contra mulher

Operação Shamar foi lançada nesta segunda-feira (21/08), visando, especialmente, ao combate da violência doméstica familiar contra a mulher (Foto: Luciana Moreira/SAOI/SSP)

Com duração de 26 dias, principal objetivo da operação integrada é combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres

Publicado: 22.08.2023

As Forças de Segurança Pública de Goiás deram início, nesta segunda-feira (21/08), à Operação Shamar. Articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Secretaria Nacional de Segurança Pública, a operação visa, especialmente, ao combate da violência doméstica familiar contra a mulher e do feminicídio.

Em Goiás, a ação nacional contará com o empenho efetivo da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. O investimento do MJSP na operação é de mais de R$ 2 milhões e será direcionado às secretarias estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal para o pagamento de diárias de policiais militares e civis.

O reforço de efetivo policial será direcionada para ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. As diárias que serão pagas incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que sejam promovidas a divulgação de informações sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência

Shamar

A operação recebeu o nome “Shamar” devido à origem hebraica da palavra, que significa ato de guardar, vigiar ou proteger. O objetivo da operação é conscientizar a sociedade quanto à prevenção da violência contra a mulher, por meio de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar denúncias.

O propósito é buscar a efetiva proteção desse grupo vulnerável. A operação termina no dia 15 de setembro, somando 26 dias. A SSP espera que, com a integração das forças de segurança e com o apoio das outras as instituições, a operação Shamar alcance resultados expressivos.

Canais de denúncia

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada, ou ligar para o 190, ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, pelo número 180.

O Ligue 180 é a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas tanto pelas mulheres, como por testemunhas da violência. O 180 também está disponível no WhatsApp: (61) 9610-0180.

Em Goiás, está disponível para todas as mulheres, nas lojas de aplicativos IOs e Android, aplicativo Mulher Segura, que permite à cidadã goiana acesso direto aos serviços do estado de Goiás para comunicar casos de violência.

À disposição estão também o 190 da PMGO e o telefone de contato direto com o Batalhão Maria da Penha (62) 9 9930-9778, para situações de descumprimento de medida protetiva.

A Polícia Civil também atua diretamente no combate à esse tipo de violência, e a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem) ampliou a atuação das 1ª e 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia. O objetivo é fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher. Existem 26 Deams no estado.

Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Deixe um comentário