Home Destaques CEITec vai abrigar polo de pós-graduação da UFG

Por meio de parceria com a Prefeitura, serão ofertados cursos de Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria, Cidades Inteligentes e Economia Circular e Segurança em Redes e Sistemas

Publicado: 24.08.2023

Foto: PMA

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, e a Universidade Federal de Goiás (UFG), assinaram nessa quarta-feira, 23, o termo de compromisso para implementar o polo de pós-graduação no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec) com a oferta inicial de três cursos de especialização previstos para iniciar em outubro, conforme edital a ser divulgado em breve.

Com a chegada desse reforço educacional no ensino superior do município, o prefeito Roberto Naves vislumbra um futuro próspero para cada anapolino que deseja se profissionalizar. “É uma alegria muito grande estar aqui recebendo o polo universitário da UFG. Isso mostra a importância da nossa cidade. E é apenas o início. A universidade começa se instalar em Anápolis e funcionará aqui no CEITec, mas há possibilidade de que, nos próximos anos, os cursos de mestrado sejam implantados aqui no município”, pontuou o chefe do executivo na solenidade de assinatura que contou com a presença de várias autoridades, entre elas aprimeira-dama e deputada estadual Vivian Naves e, também, do deputado estadual Antônio Gomide.

A parceria entre a Prefeitura e a UFG vai ao encontro do objetivo de criação do CEITec. “Educação é a base que dá sustentação, ela que baseia todo o plano de futuro. O CEItec foi criado com essa finalidade. Já estamos com as startups aqui dentro e damos todo o suporte para poderem abrir sua empresa. E, além dos cursos técnicos, agora buscaremos os alunos de pós-graduação, lembrando que é na área dos setores que está no DNA anapolino”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido.

Nesse polo, serão ofertados cursos em três áreas que, segundo o pró-reitor de pós-graduação, Felipe Terra Martins, foram planejados em cima das demandas de formação de mão-de-obra especializada para a indústria de Anápolis. Os cursos de especialização são: Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria, Cidades Inteligentes e Economia Circular e Segurança em Redes e Sistemas. “Os três cursos ofertados estão dialogando com as necessidades da sociedade, sendo um na área de arquitetura e urbanismo, informática e o outro em química e análises farmacêuticas”, frisou.

A atual reitora da UFG, professora Angelita Pereira, afirmou que essa parceria com a Prefeitura é uma maneira de estabelecer os laços com a cidade e que são apenas os primeiros passos da universidade em Anápolis. “Esse convênio assinado com a Prefeitura de Anápolis é um marco importante. Digo que a UFG começa bem aqui na cidade, pois iniciamos com cursos de pós-graduação e eles abrem caminho, preparando o terreno para outros projetos e tipos de formação. Isso é um momento histórico na relação da universidade com o município”, celebrou.

Deixe um comentário