Home Últimas Notícias Festa da Melancia começa nesta quinta em Uruana

Na programação da Festa da Melancia deste ano terá degustação gratuita da fruta para o público durante todos os dias (Foto: Emater)

Publicado: 14.09.2023

Conhecida nacionalmente como a capital da melancia, Uruana se prepara para a 44ª Festa Estadual e a 29ª Festa Nacional da Melancia. O evento será no Parque de Exposições, de 14 a 17 próximo. Com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a festa contará com concursos, desfiles e atrações musicais para a população.

No estande da Agência, os visitantes vão conhecer as ações e programas de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores rurais da região. No domingo (17) serão distribuídas 600 mudas de espécies nativas do Cerrado.

“Anos atrás, a Emater enxergou o potencial de produção de melancia na região e, desde então, incentiva e oferece assistência a esses produtores com o objetivo de aumentar a qualidade dos frutos cultivados, melhorando a renda dos produtores. O trabalho que exercemos com agricultores familiares de Uruana é fundamental para garantir o sucesso da produção, colocando o município como referência no cenário nacional”, destaca Rafael Gouveia, presidente da Emater.

Na programação da Festa da Melancia deste ano terá degustação gratuita da fruta para o público durante todos os dias do evento.

HISTÓRICO

O primeiro plantio de melancia no município de Uruana foi realizado em 1968, após diagnóstico da região realizado pelo engenheiro agrônomo da Emater, Arsênio da Silveira. Ele concluiu que o município possuía condições favoráveis para o cultivo da fruta e proximidade com grandes mercados consumidores em ascensão, como o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília e o mercado paulista.

O plantio foi realizado na fazenda de Álvaro Moreira Domingues e a produção foi um sucesso. A partir deste resultado, os agricultores da região, acompanhados pela Emater, iniciaram a implantação da cultura de melancia na região.

O cultivo foi expandido com a chegada de produtores de São Paulo, em 1974. Atualmente, 15 municípios cultivam melancia na região. A fruta é comercializada nacionalmente e exportada para outros países como a Argentina.

Em 1978, ocorreu a primeira Festa da Melancia em Uruana, sendo realizada em setembro, mês do aniversário do município. Em 1993, a festa se tornou um evento nacional, consolidando e apresentando grande importância econômica, social e cultural em Goiás.

Editado por Kattia Barreto via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Governo de Goiás

Deixe um comentário