Home Últimas Notícias Embaixada da Finlândia apresenta propostas de parcerias ao Governo de Goiás

Governador Ronaldo Caiado recebe a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko. Busca por parcerias e desenvolvimento comum (Foto: Wesley Costa)

Publicado: 13.10.2023

A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, durante reunião realizada nesta quarta-feira (11/10), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, reconheceu os avanços alcançados pelo Governo de Goiás, em especial nos investimentos destinados à educação.

Recebida pelo governador Ronaldo Caiado, Johanna ressaltou que o país do norte europeu está disposto a promover ações conjuntas com o estado. “Nós pensamos que podemos fazer mais, se tivermos um trabalho em parceria. E aqui em Goiás, as políticas públicas que vocês estão fazendo são muito parecidas com as da Finlândia, com enfoque na educação”.

Ronaldo Caiado demonstrou interesse nos projetos apresentados pelo governo Finlandês. “Uma visita muito produtiva no sentido de buscar parcerias com o que eles têm de mais avançado na área de tecnologia e inovação”.

De acordo com a embaixadora, a Finlândia pode se aproximar de Goiás em diversas áreas.

“Queremos colaborar com as áreas econômica e empresarial, mas também na pesquisa, educação superior e informação. Vemos muitas oportunidades”.

NOKIA

Integraram a comitiva dirigentes da Nokia, multinacional reconhecida no setor de telefonia, e que também atua no desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de redes de comunicação.

No encontro, a Nokia apresentou ao governo goiano um projeto de cidade digital, com inteligência integrada. Rodrigo Michel, diretor de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público da Nokia, exemplificou projetos voltados para aumentar a conectividade na segurança pública, interligando as áreas de comunicação, além da área de transportes, com o uso de ônibus elétricos.

Outro ponto destacado por Michel é a possibilidade do trabalho em conjunto da multinacional com o HUB Goiás, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Queremos trazer um processo de conexão com a Bell Labs [empresa de pesquisa industrial e desenvolvimento científico, subsidiária da Nokia], uma parceria entre plataformas e aplicativos”, que, segundo ele pode acelerar o processo de startups dentro do estado.

A embaixadora fez questão de destacar que as áreas de interesse no Estado não se limitam. “Temos interesse não só nas áreas de digitalização, mas também na mineração, agrotech, setor florestal e educação”.

Para o diretor de Vendas da Vaisala (Empresa Finlandesa de Medição Ambiental e Industrial), Marcos Porto, outra área que pode ser útil ao Estado é o avançado conhecimento meteorológico que o país possui e que pode auxiliar a produção agrícola goiana.

“Podemos criar parcerias com o Estado para o avanço da produção no campo. Temos sensores meteorológicos que podem auxiliar no monitoramento do clima, que é tão importante para o agro”.

O governador reforçou que está aberto a parcerias e colocou todo o secretariado à disposição da comitiva.

“Tenho todo interesse. Quantas vezes for necessário, meus secretários e eu estaremos presentes. Estou totalmente aberto e estimulado para ter a Finlândia como parceira”, finalizou Caiado.

Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deixe um comentário