Home Destaques Estudantes da rede dão início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cerimônia de abertura foi realizada no Planetário Digital de Anápolis e contou com premiação aos alunos que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática e Astronomia

Publicado: 17.10.2023

Foto: Gabriel Augusto

Mobilizar os estudantes sobre a importância da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação, riquezas, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Este é o principal objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano comemora sua 20ª edição. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 16, no Planetário Digital de Anápolis, e contou com uma premiação simbólica aos alunos destaque nas Olimpíadas de Matemática e de Astronomia.

O projeto trabalhado neste ano será o Astromat, com o tema “Quando a Astronomia e a Matemática se encontram no Cerrado”. O objetivo é discutir a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Idealizado pela rede municipal de Educação, o projeto trabalha o assunto com mostras de vídeos, oficinas, teatros científicos, ciclos de palestras e exposições de maquetes.

“Ter um projeto próprio da nossa rede, para trabalharmos uma comemoração nacional, nos traz um sentimento de pertencimento e de responsabilidade social. A Astronomia, a Matemática e o Meio Ambiente aliados à Ciência são temas de extrema importância e devem ser desenvolvidos de forma a transformar nossos estudantes em cidadãos conscientes”, ressalta Alex Martins, secretário Municipal de Educação.

Para Lídia Nascimento, professora da rede e idealizadora do projeto, é emocionante ver tantos estudantes interessados por Ciência. “Já estamos na 5ª edição do Astromat e, neste ano, esperamos envolver ainda mais estudantes tanto aqui no Planetário quanto nas unidades de ensino. Para darmos ênfase ao meio ambiente da nossa região, vamos abordar assuntos como o Cerrado e as Áreas de Preservação Ambiental (APA) da Bacia do João Leite”, conta.

Um dos convidados do evento, Victor Fellipe, foi estudante da rede no ano de 2019 e, na ocasião, foi o vencedor nacional do concurso de desenho da SNCT. “É muito gratificante estar aqui hoje, mostrando pra todos o resultado do meu esforço e dedicação. E queria dizer a todos os meus colegas estudantes que agarrem todas as oportunidades que surgirem, façam acontecer e façam a diferença”, diz o jovem.

O projeto será executado durante toda a semana no Planetário Digital com oficinas de Astronomia, Matemática, Educação Ambiental, mostra de vídeos na cúpula hemisférica, apresentações do teatro científico e exposições de maquetes. Para conferir a programação completa e para mais informações, entrar em contato com o Planetário Digital no telefone (62) 3902-2728.

Deixe um comentário