Home Destaques Anápolis recebe prêmio em Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes com ZAP...

Prefeito Roberto Naves apresentou o serviço pioneiro realizado na cidade que será ampliado e com mais inovações

Publicado: 20.10.2023

Foto: Bruno Velasco

“Uma cidade inteligente é aquela que usa a tecnologia em favor da população. É utilizar as ferramentas certas e acessíveis para atender as demandas e oferecer serviços de forma eficaz e ágil”. Essas foram algumas palavras do prefeito Roberto Naves na manhã desta quinta-feira, 19, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Goiânia. O chefe do executivo anapolino foi convidado para apresentar um sistema de atendimento criado em Anápolis que foi e ainda é copiado por várias cidades brasileiras e até por planos de governo em nível nacional: o ZAP da Prefeitura.

Roberto Naves também recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2023 pela utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública como forma de melhorar na prestação de serviços e qualidade de vida da população e o impacto no desenvolvimento das cidades. O evento, realizado pela Rede Cidade Digital, contou com a participação de várias cidades do Estado, inclusive da capital, com o objetivo de reunir gestores e lideranças públicas interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico.

Em sua palestra, o prefeito Roberto Naves contou que a ideia do ZAP ideia surgiu em julho de 2019, à princípio na área da saúde com o objetivo foi reduzir as filas e aumentar a comodidade e o conforto dos cidadãos. “Percebemos que a ferramenta do aplicativo gratuito era muito mais eficaz do que qualquer criação de Portal ou de um modelo específico para este fim. Todo mundo tinha acesso e nos procuravam através desta ferramenta. Então pensei, vamos criar o ZAP da Saúde! Nós, como Prefeitura, temos que nos adequar à vida das pessoas e trazer mais facilidade de acesso”, explicou.

Ainda na palestra, Roberto Naves destacou que, além da agilidade na marcação de exames e consultas, tirando pessoas de filas na madrugada para agendar, a ferramenta foi fundamental durante a pandemia da Covid-19. “Durante a pandemia nosso atendimento foi incrementado com uma equipe especializada para tirar dúvidas, encaminhas, informar sobre vacinas e até consultas virtuais. Foi assim e com iniciativas como a criação de unidades de saúde em horário estendido e criação de leitos próprios para os anatolianos que enfrentamos a pandemia”, contou.

Com o sucesso da iniciativa na saúde, o ZAP foi estendido à outras áreas. Hoje, a Prefeitura de Anápolis oferece o atendimento online nas áreas social, de educação, de atendimento ao cidadão, defesa civil, saneamento, transporte, Procon, entre outras. “Já ampliamos esse trabalho e, nos próximos dias, o ZAP da Prefeitura terá um portal exclusivo com atendimento ainda mais eficaz, moderno e dinâmico aos anapolinos. É uma inovação que trouxemos e fomos pioneiros que será ainda melhor”, anunciou o prefeito.

E não é a primeira vez que Anápolis foi destaque com esse projeto. Em 2019, Roberto Naves foi convidado para palestrar no Congresso Estadual de Municípios do Estado de São Paulo, realizado em Campos do Jordão. No ano de 2021, o prefeito palestrou em Barcelona, na Espanha, sobre o tema, em evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Em 2022, foi convidado pela Câmara dos Deputados para apresentar o “Zap da Saúde” no seminário “Gestão Inteligente Cidades Digitais”.

Deixe um comentário