Home Últimas Notícias Secult Goiás tem 11 projetos aprovados no novo PAC para Cultura

Restauração do Teatro Goiânia está entre os projetos aprovados no novo PAC do Ministério da Cultura (Foto: Secult Goiás)

Publicado: 11.03.2024

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) teve 11 projetos aprovados (de 13 cadastrados) no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC para Cultura). Entre eles, nove são para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cultura e dois para obras de restauro.

Serão destinados aos projetos cerca de R$ 10 milhões, que devem ser liberados ainda neste ano. O PAC para Cultura faz parte das ações do Ministério da Cultura (MinC), com investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Os trabalhos de restauro incluem a contratação de projetos de engenharia para o Teatro Goiânia e o Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. As outras nove propostas aprovadas contemplam municípios goianos que constam no Edital CEU da Cultura.

As cidades selecionadas são: Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Cidade Ocidental, Hidrolândia, Padre Bernardo, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto e Trindade. Os municípios receberão recursos para a execução de projetos de reforma e conclusão de espaços de vivência cultural.

De acordo com o programa, esses espaços serão construídos, principalmente, em áreas de vulnerabilidade social e têm como objetivo promover a integração entre a cultura, esporte, lazer, formação e produção criativa. E ainda promover a inclusão social, digital e mobilização popular, além de promover ações de prevenção à saúde e combate à violência.

Dados oficiais mostram que as áreas que contam com os espaços do CEU da Cultura apresentam redução significativa nos números de violência e evasão escolar.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o empenho da Secult Goiás em trazer recursos federais para o segmento cultural goiano deixará um legado material.

“Esse resultado positivo é a prova de que estamos atentos às oportunidades e aos prazos, pois a nossa meta é que a cultura esteja viva em cada município goiano”, ressalta.

O CEU da Cultura é um espaço público de uso cultural e caráter comunitário, composto por ambientes para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

Deixe um comentário