Home Últimas Notícias Prefeitura entrega reconstrução da Ponte da Matinha

Roberto Naves inaugura nova estrutura, que será capaz de suportar chuvas de grande volume

Publicado: 13.03.2024

Foto: Ana Laura Zanni

O prefeito Roberto Naves entregou na manhã desta terça-feira (12) a nova ponte da Rua 02, na Vila Santa Isabel, conhecida popularmente como Ponte da Matinha. A estrutura sobre o Córrego João Cesário foi destruída pela força da chuva em 2023 e reconstruída com uma solução de engenharia que vai impedir que ela seja levada pela água.

A ponte danificada por totalmente demolida e foi implantado um bueiro duplo celular de concreto. Também foi feita a estabilização de taludes e dissipadores em gabião para recompor o aterro e prevenir erosões. A estrutura conta agora com galeria de águas pluviais de 1281 metros, capaz de suportar grandes volumes de água. Ainda foi realizado o serviço de drenagem.

“Aqui não foi só uma ponte que foi reconstruída. Nós fizemos todo o trabalho para que não tenhamos nunca mais o risco de a via ser novamente arrastada pela força da chuva. As chuvas torrenciais são cada vez mais comuns e nós estamos preparando a estrutura da cidade para esse novo cenário”, afirmou o prefeito.

No local, foi instalado um gabião que poderá suportar até 909,43 metros cúbicos de água. Com os taludes e a rede de água pluvial, a obra inaugurada por Roberto garante segurança estrutural na travessia.

“Todo o trabalho foi importante para garantir estabilidade das contenções das encostas do córrego. Aqui já tinha um processo erosivo, que contribuiu para o rompimento da ponte. Fizemos a contenção com gabião para garantir essa estabilidade. Quando as encostas cedem, não adianta ter uma estrutura de ligação como a ponte, pois ela se rompe”, explicou a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.

As pontes das avenidas Independência, no Residencial Flamboyant, e Belo Horizonte, que liga os bairros Bom Clima e Setor Sul, serão entregues também totalmente reestruturadas nas próximas semanas.

Roberto Naves acrescentou que essas intervenções unem duas frentes importantes – o Anápolis Investe e o Plano de Macrodrenagem Urbana – para diminuir o impacto das chuvas, gerando mais garantia e segurança para a população anapolina. “Essas são obras definitivas no padrão de qualidade da nossa gestão que preza o dinheiro público, mas que acima de tudo resolve os problemas definitivamente”, concluiu.

Deixe um comentário