Home Últimas Notícias Sete cidades do Entorno do DF estão no top 20 do turismo...

De acordo com o Painel do Turismo Goiano, Abadiânia, Valparaíso, Alexânia, Formosa, Cristalina, Luziânia e Águas Lindas estão entre as que mais arrecadam no setor (Foto: Secretaria do Enrtorno do DF)

Publicado: 27.03.2024

Dados do Painel do Turismo Goiano mostram que Abadiânia, Valparaíso, Alexânia, Formosa, Cristalina, Luziânia e Águas Lindas, juntas, foram responsáveis pela movimentação de quase R$ 72 milhões na área de turismo em Goiás desde 2018, quando a Plataforma do Observatório da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com o Instituto Mauro Borges (IMB), começou a ser alimentada com dados do setor.

Pelas informações, os sete municípios do Entorno do Distrito Federal estão no top 20 entre os municípios que mais arrecadaram dentro das atividades turísticas no Estado de Goiás.

Quando os dados são analisados por região, no total de doze, a que mais arrecada é a Região de Negócios Turísticos e Tradições, em segundo vem a das Águas Quentes e, em terceiro, ficou um conjunto de municípios fora das regiões.

Na sequência, em quarto lugar, aparece a mais nova Região Turística de Goiás: a Encantos do Planalto Central, formada exclusivamente por cidades do Entorno – Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina. No somatório, a região movimentou R$ 55,7 milhões no período.

“Isso só demonstra a força e potencial do nosso turismo. A região Encantos do Planalto Central tem ganhado em estrutura e visibilidade, atraindo investidores e turistas. Grande parte disso se deve aos investimentos do Governo de Goiás para melhorar a qualidade de vida na região”, afirmou a secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury.

A Secretaria do Entorno tem feito as articulações para levar os programas já existentes no Governo de Goiás para a região do Entorno. A pasta também tem trabalhado com parcerias com o Governo do Distrito Federal (SEDF-GO).

Em destaque, a Feira #NoEntornoTem, promovida pela SEDF-GO, que reuniu no Parque da Cidade, em Brasília, mais de 5 mil visitantes. O evento, realizado em 2023, teve objetivo de mostrar aos moradores da capital do país roteiros turísticos e produtos de artesanato do Entorno. O evento também atraiu embaixadores de outros países. Uma nova edição será realizada em junho deste ano.

PAINEL DO TURISMO GOIANO

O Governo de Goiás, por meio do Observatório da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com o Instituto Mauro Borges (IMB), lançou o IPÊ – novo Painel do Turismo Goiano. A plataforma, que está no ar desde 2021, passou por reformulação e ganhou novo layout, além de disponibilizar agora dados atualizados sobre o setor turístico goiano com a inclusão de novos indicadores.

Os dados estão disponível no portal do IPÊ – Painel do Turismo Goiano, que pode ser acessado no endereço: https://abre.go.gov.br/f427aa0

Confira aqui mais detalhes na página da Goiás Turismo.

Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

Deixe um comentário