Home Destaques Embaixador alemão expõe interesse em intensificar relações com Goiás

Alemanha

O embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, disse nesta segunda-feira, (14/12) que é de interesse da Alemanha intensificar as relações com o Estado. “Goiás está no centro logístico do Brasil, tem o porto seco de Anápolis e está próximo a Brasília”, afirmou. “vamos trabalhar para aproximar mais Goiás da Alemanha.”

Brengelmann se reuniu com o governador de Goiás, Marconi Perillo, e destacou a vinda de empresas alemãs para Goiás, como a Gerrsheimer, do setor de embalagens farmacêuticas.

O embaixador Brengelmann veio a Goiânia a convite do governador e do superintendente de Comércio Exterior do Estado, Bill O’Dwyer, para uma reunião de avaliação sobre a visita oficial de Marconi Perillo à Alemanha, em outubro.

Marconi relatou ao embaixador que a missão comercial e acadêmica de Goiás na Alemanha foi “extremamente bem sucedida”, tanto que dez dias depois do fim da missão, a Gerrsheimer, tradicional fabricante de embalagens para medicamentos, anunciou o investimento de R$ 50 milhões para a implantação de sua fábrica em Anápolis (GO).

O embaixador lembrou que pelo menos outras cinco empresas alemãs também estudam trazer investimentos para Goiás. Ele destacou que esta é a terceira visita dele a Goiás e que pretende voltar em breve. “Queremos trabalhar para intensificar as parcerias entre alemães e o Estado de Goiás”, disse Brengelmann.

Marconi detalhou ao embaixador todos os compromissos realizados durante a missão, nas cidades de Berlim e Munique, como as visitas ao Ministério dos Transportes da Alemanha e o encontro com a diretoria da Federação das Indústrias da Alemanha.

O governador e o embaixador conversaram ainda sobre a visita de ministros alemães a Goiás e a possibilidade da realização em Goiânia do Encontro Empresarial Brasil-Alemanha, possivelmente em 2019.

Além de Marconi, Brengelmann foi recebido em Goiânia pelo  superintendente estadual de Comércio Exterior, Bill O’Dwyer; pelo secretário de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; e pelo presidente da Federação das Indústrias de Goiás, Pedro Alves de Oliveira.

Antes do encontro com o governador, o embaixador alemão se reuniu com empresários goianos e funcionários da Superintendência de Comércio Exterior.

Deixe um comentário