Home Editoriais Economia 135 trabalhadores são demitidos na área da cerâmica em Anápolis

Cecrisa 

LUIZ EDUARDO ROSA

A filial da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos SA em Anápolis demitiu na sexta-feira (1º) 135 funcionários. A empresa não encerrará suas atividades, mantendo os setores de venda, estoque e a área administrativa, que juntos contam com 25 funcionários. “A desaceleração do crescimento no País e os impactos na construção civil estão levando a imprevisibilidade de recuperação deste setor no mercado”, disse ao JE, por telefone, o delegado regional do Ministério do Trabalho, Degmar Pereira.

A Cecrisa não quis aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), como fez a Hyundai recentemente. O PPE consiste na redução de carga horária, como também aporte do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para compensação da diminuição salarial, porém em caráter temporário.

A Cecrisa, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cerâmica para Construção Civil e a Delegacia Regional do Trabalho se reuniram na última semana para negociações, mas a conclusão foi pelas demissões.

A Cecrisa não optou pelo PPE porque entendeu ser mais viável economicamente utilizar recursos em caixa para arcar com as rescisões, e não arriscar aguardar um reaquecimento da construção civil no País, já que não há previsão para isso.

“Baseada na atual desaceleração do setor e com o fato do porte da empresa garantir o cumprimento das leis, essa acabou sendo a solução viável”, explica o delegado regional Degmar Pereira. O pagamento dos acertos está programado, segundo posição oficial da empresa, em 10 dias, conforme a lei trabalhista vigente.

A Cecrisa Revestimentos Cerâmicos AS atua há 49 anos no Brasil, com sede em Criciúma, em Santa Catarina. Foi fundada em 1966 e iniciou a linha de produção de azulejos em 1971. Atualmente tem duas unidades em Criciúma, uma em Tubarão (SC), Santa Luzia (MG), Anápolis e escritórios de vendas nas principais capitais do país. Ela exporta seus produtos para 50 países nos cinco continentes, sendo os principais produtos as cerâmicas de marca Portinari e Cecrisa. As informações são do portal da empresa na internet.

Deixe um comentário