Home Últimas Notícias Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresenta na Alemanha

Turnê internacional celebra 20 anos de fundação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, projeto mantido pelo governo do Estado (Foto: Cinthia Oliveira)

Grupo, que integra unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), tem quatro apresentações agendadas na Alemanha, entre os dias 3 e 10 de junho. Concerto de lançamento será neste domingo (29), às 11h, em Goiânia 

Publicado: 29.05.2022

Em comemoração aos 20 anos de fundação, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), projeto mantido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), realiza o concerto de lançamento da turnê Brasil-Alemanha neste domingo (29), às 11h, na Escola do Futuro em Artes Basileu França. A entrada é gratuita. Depois da apresentação na capital, o grupo segue para a Europa, onde tem quatro espetáculos agendados, entre os dias 3 e 10 de junho, nas cidades de Berlim e Potsdam.

A regência dos concertos será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. No repertório, obras de compositores latino-americanos como Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Camargo Guarnieri, Arturo Márquez, Ary Barroso e Zequinha de Abreu. Para esta turnê, o grupo contará com um ex-integrante que possui carreira internacional como solista, o violista Natanael Ferreira.

Em solo alemão, o primeiro concerto será na Kammermusiksaal, da Berlin Philharmonie, em 3 de junho, às 20h. Na sequência, o grupo estará na Friedenskirche, em Potsdam-Sanssouci, no dia 5, às 17h. Já no dia 8 de junho, às 19h, a apresentação está marcada na Zwinglikirche, em Berlim-Friedrichshain. Concluindo a turnê, a orquestra se apresentará na Embaixada do Brasil em Berlim, em 10 de junho, às 20h.

História

Ao longo das últimas duas décadas, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás já realizou turnês nacionais e internacionais, incluindo a própria Alemanha, além de Espanha, Venezuela e China. Com objetivo principal de formar jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior, o projeto se firmou como uma das iniciativas socioeducacionais mais importantes do País.

Em média, a OSJG realiza cerca de 30 concertos anuais em Goiânia e na região metropolitana. Atua também em espetáculos diversos produzidos pela Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, unidade vinculada à Sedi, tais como ópera, musical e balé, além de buscar a democratização do acesso à música de concerto por meio da formação de plateia.

O projeto como um todo contempla, além da orquestra principal, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, a Orquestra Jovem Pedro Ludovico Teixeira, a Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, totalizando cerca de 300 alunos.

A realização da turnê Brasil-Alemanha é patrocinada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação; Universidade Federal de Goiás (UFG) e EFG em Artes Basileu França, com apoio do Instituto Música e Cidadania.

Fonte: Sedi – Governo de Goiás

Deixe um comentário