Home Últimas Notícias Goiás é o maior produtor e exportador de sorgo do Brasil

Estimativa é que sejam produzidas 1,4 milhão de toneladas de sorgo em Goiás, na safra atual (Foto: Seapa)

Publicado: 11.04.2024

Estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) traz que a área plantada com sorgo em Goiás, na safra 2023/24, deve alcançar 428,2 mil hectares, um crescimento de 11,3% em relação à anterior. Nas últimas 10 safras, houve um aumento de 107% da área plantada e de 100% no volume de produção do cereal no estado.

Na safra atual, a estimativa é que sejam produzidas 1,4 milhão de toneladas de sorgo em Goiás, número que representa 30,4% da produção brasileira e coloca o estado em 1º lugar no ranking nacional, tanto de produção quanto de exportação. No contexto estadual, por sua vez, destaca-se o município de Rio Verde como principal produtor do grão, que é destinado principalmente à alimentação animal.

Conforme explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, o cultivo do sorgo tem sido impulsionado pelo fato de apresentar menor custo de produção em relação ao milho, além de representar uma boa opção para a produção de grãos em condições de baixa disponibilidade de água.

“Sua versatilidade e tolerância ao estresse hídrico o tornam uma opção viável para a segunda safra, especialmente em sucessão à soja”, completa.

Os dados estão disponíveis na edição de abril do Agro em Dados, lançada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) durante a Tecnoshow Comigo. O informativo mensal reúne os indicadores dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás.

Além do sorgo, o informativo traz ainda números e análises referentes à produção e exportação de carne bovina, suína e de frango, de produtos lácteos, da soja e do milho.

“Com meticulosa dedicação, nossa equipe realiza uma análise aprofundada de setores-chave, fornecendo insights valiosos sobre tendências, desafios e oportunidades”, comenta o titular da Seapa.

Para ler o Agro em Dados de abril na íntegra, acesse o link: https://goias.gov.br/agricultura/wp-content/uploads/sites/50/2024/04/AGRO-EM-DADOS-ABRIL.pdf

Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Deixe um comentário