Campanha de Junho Vermelho reforça importância sobre a doação de sangue

Doação fortalece o banco de sangue da cidade, auxiliando pacientes que necessitam (Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)
Podem ser doadores pessoas de 16 e 17 anos, com autorização dos responsáveis, e adultos entre 18 e 69 anos que estejam em boas condições de saúde. É necessário pesar, no mínimo, 50 kg. Pessoas entre 60 e 69 anos só poderão doar caso já tenham feito doações antes dos 60 anos.
No dia da doação de sangue, é importante que o doador apresente um documento de identificação com foto, tenha dormido pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores, esteja alimentado e evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso a doação ocorra após o almoço, é necessário aguardar pelo menos duas horas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a doação fortalece o banco de sangue da cidade, auxiliando pacientes que necessitam. Dessa forma, a ação vai além de um ato médico, representando também um gesto de empatia com pessoas que podem ter mais qualidade de vida durante o tratamento, graças à disponibilidade do sangue.