Anápolis supera meta nacional de alfabetização com cinco anos de antecedência
Na prática, isso significa que 81 a cada 100 crianças da rede pública estão alfabetizadas, ou seja, que conseguem ler e escrever na idade adequada, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental (Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)
O avanço representa um salto significativo em relação a 2024, quando o índice era de 73%. Na prática, isso significa que 81 a cada 100 crianças da rede pública estão alfabetizadas, ou seja, que conseguem ler e escrever na idade adequada, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. O indicador é considerado um dos principais parâmetros para medir a qualidade da educação básica no país.
O desempenho registrado em Anápolis está associado à adoção de estratégias voltadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com destaque para a implementação de um modelo de governança pedagógica na rede municipal – com um acompanhamento mais próximo dos alunos, com definição de diretrizes e rotinas que permitem avaliar o aprendizado de perto e garantir melhores resultados em sala de aula.
Segundo a secretária municipal de educação, Adriana Vilela Arantes, na prática, esse é a consequência de planejamento e maior eficiência na gestão e no acompanhamento dos estudantes ao longo do ciclo de alfabetização, sem necessidade de ampliação orçamentária.
“Com o resultado, Anápolis não apenas melhora seu desempenho, mas também antecipa uma meta nacional, reforçando o avanço na qualidade do ensino e o compromisso com a alfabetização na idade certa”, destacou Adriana.
