Home Destaques Anápolis recebe veículos para o programa “Crack, é possível vencer”

entrega-20160316-130005

O combate às drogas tem sido uma demanda bastante discutida nas cidades e em Anápolis não é diferente. Para isso, a Prefeitura aderiu ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”desde o seu início. E agora, o programa, vai ser ainda mais fortalecido com os veículos e equipamentos entregues à Polícia Militar. Além de fortalecer mais esta política pública fomentada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, os materiais doados à PM darão reforço à Segurança Pública da cidade.

O prefeito João Gomes fez a entrega oficial ao vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton. A solenidade contou, também, com a presença do assessor especial de Segurança Pública, coronel Sidney Pontes, do chefe do Estado Maior Geral, coronel Silvio Vasconcelos Nunes, do delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, do  delegado titular da 3ª Delegacia Regional de Anápolis, Fábio Vilela, do comandante do 3º CRPM, coronel Lemos, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

Antes da entrega, as autoridades fizeram uma visita à central de videomonitoramento mantida pela Prefeitura que faz a vigilância da cidade através de câmeras. O vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, destacou que esta contribuição que a Prefeitura dá ao Estado marca a forma republicana em que tem se tratado a segurança. “Aqui vemos o esforço do Executivo Municipal em participar do processo que leva a tranquilidade às pessoas com o apoio da União e do Estado. É com essa política que avançamos neste tema”, destacou José Eliton.

O prefeito João Gomes disse que a entrega destes materiais representa um incremento a tudo aquilo que a Prefeitura faz pela segurança de Anápolis. Ele ainda reforçou que mesmo estando dentro do programa “Crack, é possível vencer”, estes equipamentos atenderão, em cadeia, as necessidades da Polícia Militar pela segurança da cidade. “São veículos e equipamentos novos e queremos que eles tenham função no município. Com certeza, teremos os primeiros resultados dessa ação já nos próximos dias”, finalizou o prefeito.

Equipamentos

Segundo o assessor especial de Segurança Pública, coronel Sidney Pontes, os equipamentos que foram entregues à Polícia Militar do Estado de Goiás são doações da Prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Segurança Pública Municipal – GGIM – em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça. Um dos equipamentos é uma unidade de videomonitoramento móvel com sala de reuniões, banheiro, quatro câmeras fixas e uma móvel.

O ônibus tem espaço para três operadores e todo o equipamento pode ser usado na segurança de grandes eventos da cidade como, por exemplo, os jogos no Estádio Jonas Duarte. A Polícia Militar receberam, ainda, 50 pistolas de condutividade elétrica, 150 sprays de pimenta, dois automóveis para patrulhamento e duas motocicletas.

Os policiais militares que farão o patrulhamento com os novos equipamentos participaram do curso de Polícia Comunitária realizado na sede da Assessoria Especial de Segurança Pública Municipal – GGIM. Tudo será para utilização exclusiva em Anápolis. “Durante a capacitação, foram trabalhadas questões ligadas ao desenvolvimento de uma polícia de proximidade, na capacitação dos profissionais para lidarem com situações de pessoas em uso do crack e outras drogas e em situações de risco com usuários mais agressivos”, disse o coronel.

Assessoria Especial de Segurança Pública Municipal – GGIM

O GGIM foi inaugurado em 2010 e foi instalado em Anápolis para contribuir com os serviços de segurança pública da cidade. Ao todo, são 70 câmeras instaladas em pontos estratégicos que auxiliam o trabalho da Polícia Militar que faz o patrulhamento e um serviço de aproximação.

O GGIM é constituído por representantes de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal que atuam em Anápolis. Para valorizar ainda mais o trabalho desses agentes, a Prefeitura de Anápolis paga um banco de horas à Polícia Militar que contribui para esses trabalhos específicos.

O programa

Denominado “Crack, é possível vencer”, o programa tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas, tendo por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e familiares, reduzindo a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover de educação, formação e capacitação.

Deixe um comentário