Home Últimas Notícias Pró-Água planta 9 mil mudas de árvores nativas em nascentes do Ribeirão...

ANNA FLÁVIA LOPES
Especial para o JE

Em menos de um ano, o programa Pró-Água, já garantiu o plantio de mais de 9 mil mudas de árvores nativas em torno de nascentes do Ribeirão Piancó que abastece Anápolis. A informação é da Prefeitura de Anápolis.

Segundo a gestão municipal, mais de 48 mil mudas foram plantadas na área urbana da cidade nesse mesmo período, entre elas mais de 10 mil ipês na Avenida Brasil e árvores nos parques da cidade.

Criado em julho de 2017 pela Prefeitura de Anápolis, o programa Pró-Água tem o objetivo de recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) na região do Ribeirão Piancó.

Quatorze produtores rurais integram o programa, que também conta com 10 parceiros permanentes da área educacional e empresarial de Anápolis, como a Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sebrae, Base ALA 2 e várias indústrias da cidade, cada uma contribuindo com ações de revitalização de vários pontos degradados.

Segundo o coordenador do Pró-Água, Antônio El Zayek, o plantio provoca o retorno das águas utilizadas pelas plantas na evaporação e transpiração em forma de chuva, garoa ou orvalho. Embora a prioridade do projeto seja recuperar as nascentes do Piancó, ele prevê também o reflorestamento e a drenagem de todo o município.

(Anna Flávia Lopes faz parte de convênio de estágio com a PUC-GO)

Deixe um comentário