Home Política “Câmara tem acompanhado as demandas de interesse social”, afirma Amilton

Presidente Amilton Filho faz balanço do primeiro semestre e afirma que campanha para deputado não vai modificar sua rotina na Casa

FERNANDA MORAIS

Na quarta-feira (20.jun), foi realizada a última sessão ordinária do primeiro semestre de 2018. O presidente da Casa, Amilton Filho (SD), afirma que os primeiros seis meses do no terminam com saldo positivo no que diz respeito à apresentação e tramitação de matérias e também na qualidade dos debates entre os vereadores. Ele conversou com o JE.

Qual a avaliação que o senhor faz desse primeiro semestre de 2018?
Foram meses de atividades intensas na Câmara Municipal. Deliberamos muitos projetos, tanto de autoria do Executivo quanto dos colegas vereadores. Acredito que a quantidade de matérias foi superior aos semestres anteriores. Achei que foi positivo o trabalho no ponto de vista do acompanhamento das atividades e demandas da cidade, discutimos temas importantes para sociedade, os problemas sociais. Vejo que a Câmara tem cumprido bem o seu papel como Poder Legislativo e no envolvimento constante dos debates de interesse da população. Foram realizadas centenas de eventos além das sessões ordinárias, como as audiências públicas e sessões solenes. Os vereadores melhoraram a qualidade do debate. Nesse segundo ano os colegas estão mais seguros, mais participativos e com melhores propostas para discussão. Foram seis meses profícuos no crescimento dos trabalhos aqui na Casa.

O senhor acredita que alcançou a proposta de colocar o Legislativo mais próximo da população?
Sem dúvida. Implantamos o projeto Câmara nos Bairros, muito importante, que consiste na ida dos vereadores até a população, com reuniões em regiões da cidade. Dessa forma identificamos demandas, as encaminhamos e cobramos soluções do Executivo. Temos os canais de comunicação da Casa, como as transmissões das sessões pela rádio, internet, canal 10 da Net e também o nosso site, que é diariamente atualizado. Incentivamos a participação da Câmara nas redes sociais e isso comprova que o nosso desejo é estar cada vez mais próximos das pessoas.

Como presidente da Câmara, o senhor já conseguiu cumprir seus projetos?
A principal missão do presidente, junto com toda Mesa Diretora, é facilitar o trabalho dos demais colegas. Temos esse desiderato e acredito que venho cumprido esse papel, de dar condições para os vereadores – independente de sua bandeira partidária ou sua posição em relação ao Executivo – de exercer os seus mandatos. Nas questões administrativas temos avanços positivos, como a consolidação da nova modalidade de licitação, através do pregão presencial. Começamos essa prática no final do ano passado e tem sido um sucesso os resultados, principalmente pela economia com a contratação de serviços, que chega aos 50% em algumas licitações. Tenho a missão até o final desse ano de diminuir o uso do papel na Câmara, utilizando mais os meios digitais. Além da questão ambiental, é um avanço tecnológico grande para a Casa. Então temos novidades importantes do ponto de vista administrativo a serem implantadas até o final do ano. Mas até aqui estou sim satisfeito com meu trabalho na presidência, com apoio da Mesa Diretora.

A retomada das obras do novo prédio da Câmara também entra nesses objetivos?
O prédio da Câmara é uma preocupação contínua nossa. Temos buscado fazer economia de recursos para que possamos colaborar com a retomada da obra. Preocupamos-nos em retomar e terminar essa obra. Sabemos que na engenharia não adianta ter pressa. Tem que fazer projetos executáveis que resolvam os problemas que resultaram na paralisação da obra. Temos agora a oportunidade de terminar esses projetos, existe uma comissão que tem trabalhado para corrigir as falhas. Assim que eles estiverem prontos, acredito que a obra será licitada e retomada pelo Executivo. Estamos acompanhando de perto, cobrando que tudo se encaminhe da melhor maneira possível para que o serviço executado seja de qualidade, de acordo com o que a comunidade anapolina espera.

Como será esse último semestre para o senhor como presidente da Câmara que precisa conciliar seu mandato de vereador com sua campanha para deputado estadual?
Primeiro temos que cumprir nossa missão como parlamentar, como presidente da Câmara e buscar, nas horas vagas, essa interação com nosso projeto eleitoral. Hoje temos as redes sociais que facilitam muito a divulgação dos nossos planos políticos, dos nossos atos, alcançando um número maior de pessoas. Estou consciente que meu primeiro compromisso é aqui na Câmara. Estou aqui todos os dias pelas manhãs, presidindo as sessões ordinárias, atendendo no gabinete, na presidência, propondo audiências públicas, participando das solenidades da Casa. Deixo os planos políticos para as noites e finais de semana, por exemplo.

Deixe um comentário