Home Destaques Teatro de sombras apresenta espetáculo e realiza oficinas em Anápolis

Único grupo que se dedica a técnica do teatro de sombras no Brasil Central, a premiada Cia. Lumiato apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Iara – O encanto das águas”, e realiza oficinas e palestras durante o mês de Agosto em Goiás nas cidades de Anápolis (7 e 8 de agosto) , Pirenópolis (13 e 14 de agosto) e Goiânia (27 à 30 de agosto).

Graças aos apoios do FAC (Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal) e do Prêmio Miriam Muniz da Funarte (Ministério da Cultura), o projeto “Sombras no Centro Oeste” realizará 18 apresentações gratuitas, 5 oficinas e 4 palestras percorrendo 7 cidades com o objetivo de divulgar o teatro de sombras contemporâneo na região.

Se os númerosda turnê impressionam, os prêmios contemplados no último ano também. O espetáculo “Iara – o encanto das águas” foi premiado em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora noPrêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros. E recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio ATINA/2014).

Teatro de Sombras e Cia Lumiato

Nas últimas décadas, o teatro de sombras, da forma como nos chegou vindo da China e da Índia, países onde são tradição milenar, foi completamente transformado com os avanços tecnológicos. Graças a novas técnicas de iluminação, não é mais o ator-sombrista, escondido na escuridão, que move a figura atrás de uma tela imóvel onde sua sombra é projetada. “Tanto o ator, como a tela, quanto os focos de luz adquirem cores e movimento para encantar a plateia” afirma Thiago Bresani, ator-sombrista da Cia. Lumiato de teatro de sombras contemporâneo que traz ao Centro Oeste a história de Iara, a mítica lenda da sereia narrada pelos povos indígenas do Brasil.

Espetáculo

Com um currículo expressivo de apresentações em festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vêm se tornando referência no teatro de sombras. Não é a toa. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos dos atores-sombristas propõe a narrativa para a contação da história. De forma lúdica e poética, utilizando recursos simples, o grupo encanta o públicoinfantil e adulto com a história de Iara. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.

Cia Lumiato_Iara o encanto das águas_Foto01_fotógrafo Diego Bresani Foto Diego Bresani - Iara - fotos 2015 -24062015-_CAL4459 Cia Lumiato_Iara o encanto das águas_Foto04_fotógrafo Diego Bresani

Deixe um comentário