Home Destaques Alunos de escola municipal participam de projeto de Robótica

A qualidade de ensino das unidades da rede educacional de Anápolis é resultado de investimentos nas estruturas e na ampliação dos serviços oferecidos. Com esta proposta, foi implantado na Escola Municipal Deputado José de Assis, localizada no Bairro de Lourdes, o projeto Robótica. O início oficial das atividades aconteceu na manhã desta quinta-feira (27/08), na unidade.

Participaram da solenidade o prefeito João Gomes, os secretários municipais Virgínia Melo (Educação), Fabrízio Ribeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Luiz Lacerda (Assuntos Parlamentares), o diretor da Escola Municipal Deputado José de Assis, José Arcanjo de Melo, entre outras autoridades.

Também denominado como Robótica Educacional, os alunos desta unidade contam com um espaço para aprender sobre raciocínio lógico, espírito de liderança, trabalho em equipe, dentre outros. As atividades são oferecidas pelas secretarias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Cnpq, através do projeto Jovem Cientista.

A aluna Amanda Martins de Andrade, do nono ano, participa do projeto e falou dos conteúdos que tem aprendido. “Além dos conhecimentos técnicos aprendemos sobre a importância do trabalho em equipe”, comentou. Luiz Felipe de Almeida da Silva também integra o projeto e declarou como tem ajudado na sua vida escolar. “Além de aprender a lidar com o conteúdo, melhorei as minhas notas na escola”, ressaltou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação explicou que as equipes que acompanham os alunos da unidade participaram de uma capacitação durante todo o primeiro semestre. Foram adquiridos kits para facilitar o aprendizado das crianças. “São ações que acontecem de forma pioneira nesta unidade e com o sucesso que já percebemos, queremos que mais unidades da rede tenham a oportunidade de integrar o projeto”, falou.

Todas as oficinas acontecem no contraturno dos alunos participantes. As oficinas são ministradas de acordo com a metodologia do programa extracurricular líder da Lego Zoom Education cujos principais objetivos são desenvolver noções de criatividade, empreendedorismo, liderança e trabalho em equipe.

Esse programa busca desenvolver conceitos de liderança e de empreendedorismo, em jovens entre 10 e 15 anos. Além das oficinas, foi formada uma turma de seis crianças para participar do clube da robótica que acontece todos os dias no contraturno. Essa turma esta sendo treinada para competir no torneio regional de robótica da First Lego League (FLL) que acontecerá nos dias 27 e 29 de novembro em Goiânia.

O prefeito João Gomes destacou que a dedicação dos alunos tem feito com que o projeto tenha sucesso. “Iniciamos as atividades, mas todos aceitaram investir nos estudos e buscando melhorar cada dia mais. Isso nos incentiva a continuar ampliando nossos serviços na rede municipal de educação”, disse.

(Com Prefeitura de Anápolis)

Deixe um comentário