Home Destaques Detran entregou mais de 2,5 milhões de documentos em 2015

licenciamento

O Detran de Goiás entregou 2.588.850 Certificados de Registro de Veículos (CRVs) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) entre janeiro e dezembro de 2015. O serviço de entrega em domicílio, implantado no ano passado, teve um índice de 91% de sucesso na primeira tentativa. Os demais documentos foram entregues em duas tentativas posteriores ou retirados pelos proprietários nas agências dos Correios.

Com a mudança ocorrida em 2015, os proprietários não precisam mais procurar o Detran ou Vapt Vupt para fazer o licenciamento anual do veículo, por exemplo. Na data prevista no Calendário Anual de Licenciamento, basta acessar o site da autarquia, emitir o boleto, pagar e aguardar. O documento é entregue no endereço em que o veículo está registrado no prazo de dois a três dias, quando em Goiânia.

Segurança
Os benefícios da entrega via Correios e da criação da Central de Emissão de Documentos, também implantada em janeiro de 2015, vão além do conforto e da comodidade. No ano passado, não ocorreram furtos ou roubos de documentos em branco. Em anos anteriores, foram registrados roubos e até assaltos em Ciretrans, cuja ação visava apenas conseguir CRV ou CRLV em branco.

Os documentos em branco são valiosos no mundo do crime. Ele são preenchidos com dados falsos e servem para “esquentar” veículos roubados, clones ou dublês. “Agora centralizamos a emissão e zeramos o extravio”, afirma o diretor de Operações Francisco de Assis.

Mudança
O diretor afirma que a medida enfrentou resistência no início, especialmente, porque foi necessária a atualização dos endereços. “Aos poucos, a população tomou consciência da importância e dos benefícios. Antes as pessoas enfrentavam filas para pegar os documentos. Hoje, o proprietário do veículo pode fazer tudo sem sair de casa”.

Mesmo com o sucesso da entrega em domicílio, o Detran estuda a criação de alternativas para que o proprietário do veículo possa ter mais opções na hora de receber o documento.

Deixe um comentário