Home Destaques Goiás tem 72,3 mil casos suspeitos de dengue em menos de 3...

dengue

Mais de 72,3 mil casos de dengue já foram notificados em Goiás em 2016, segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Trinta e seis pessoas morreram com suspeita da doença.

Estas mortes estão sob investigação. Uma delas é a da secretária Ângela Maria de Sousa, de 49 anos, em Caldas Novas, no sul goiano.

O levantamento considera dados coletados até o dia 19 de março. De acordo com o boletim, das 72.319 notificações, 16.051 foram confirmadas. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o número é 18,12% maior.

Goiânia concentra o maior número de casos notificados, já são 28.763. Em segundo lugar, está Anápolis, a 55 km da capital, com 6.688. Na terceira posição está Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, com 5.843 registros da doença, que é transmitida pelo Aedes aegypti.

Combate ao Aedes
O secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, informou, na semana passada, que 3,2 milhões de imóveis já foram vistoriados no estado desde janeiro, quando iniciou a força-tarefa de combate ao mosquito, que também transmite zika e chikungunya. Ele voltou a pedir a ajuda da população para eliminar os focos de Aedes, pois 80% deles estão dentro das casas.

O trabalho é desenvolvido pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes em parceria com o Corpo de Bombeiros. Fazem parte da força-tarefa agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos da SES-GO, bombeiros e voluntários. Eles orientam os proprietários dos imóveis sobre como evitar criadouros e verificar a existência de focos do mosquito.

De acordo com Vilela, a força-tarefa deve continuar até junho. Nos próximos meses, a ação se concentrará em imovéis fechados e locais públicos.

Deixe um comentário