Home Últimas Notícias Vereadores criticam blitz para flagrar carros com IPVA atrasado em Anápolis

ANNA FLÁVIA LOPES
Especial para o JE

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (7.mai.18), os vereadores Mauro Severiano (PSDB), Jean Carlos (PTB) e Luiz Lacerda (PT) criticaram as blitzen que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em Anápolis, para fiscalizar veículos com o IPVA atrasado.

Uma Moção de Apelo do vereador Jean foi aprovada nesta terça-feira (8.mai.18), direcionada ao governador José Eliton (PSDB). “Solicitamos que as blitzen não sejam em locais de fluxo intenso e horários de rush”, pede.

O vereador Mauro Severiano classificou a ação da Sefaz de “terrorismo fiscal” e disse que as blitzen são feitas em horários inadequados e em vias de grande movimentação, o que prejudica o trânsito e os cidadãos.

O vereador Jean Carlos afirmou que a situação é revoltante e ressaltou que a função das blitzen é repreensão a criminosos e não forma de execução fiscal. Ele entende que o IPVA atrasado há menos de um ano não pode ser motivo de apreensão.

Jean lembrou que de acordo com o Código Nacional de Trânsito (Contran), o veículo só pode ser apreendido no ano consecutivo ao vencimento e afirmou que muitas pessoas talvez não estejam pagando o IPVA em dia devido às dificuldades enfrentadas atualmente em decorrência da crise econômica.

O vereador Luiz Lacerda (PT) falou que o problema é a forma como a blitz está sendo feita, segundo ele desrespeitosa com a população e irregular, pois não é assim que se cobra impostos atrasados. Ele ressaltou que é preciso ficar claro que a blitz não é da Polícia Militar e sim da Sefaz e que a Câmara Municipal e a imprensa tem cobrado, mas não tem recebido respostas do Estado.

Luiz Lacerda pediu que essas blitzen não sejam realizadas em horários que tragam constrangimento e transtorno para a população, sobretudo para cidadãos indo trabalhar ou levar os filhos à escola.

(Anna Flávia Lopes faz parte de convênio de estágio com a PUC-GO)

Deixe um comentário