Home Últimas Notícias Caiado anuncia construção de Centro de Tratamento de Câncer

A área doada pela Embrapa ao Estado de Goiás, tem 136,4 mil metros quadrados no Residencial Barravento, em Goiânia, e era utilizada para pesquisas voltadas ao segmento agro. Governador passa a articular esforço conjunto com governo federal, parlamentares, empresários e produtores rurais a fim de garantir verba necessária para construção da obra. “Daremos um local digno para pacientes com câncer”, diz.

Publicado: 26.02.2021

Governador Ronaldo Caiado vistoria área de 136 mil metros quadrados, em Goiânia, doada pela Embrapa ao Estado: proposta é construir no local, com apoio de parlamentares, empresários, produtores rurais e União, grande centro de tratamento para pacientes com câncer

O governador Ronaldo Caiado visitou, na manhã desta quinta-feira (25/02), a área doada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao Estado de Goiás. No local, ele anunciou, em coletiva à imprensa, que o terreno vai abrigar um  Centro de Tratamento Contra o Câncer. “Acredito que, nos próximos anos, teremos um local digno para que os pacientes com câncer sejam corretamente tratados”, afirmou.

A fim de garantir os recursos necessários para a construção da obra, o governador disse que inicia, a partir de agora, negociações com governo federal, parlamentares – para a destinação de emendas -, empresários, produtores rurais e a sociedade para que “instalemos nessa área um dos maiores Centros de Tratamento Contra o Câncer no país”.

De acordo com Fernando Magela, chefe em exercício da Embrapa Arroz e Feijão, o terreno, localizado na Rua Doná Todica com a Rua Amélia Rosa, Residencial Barravento, em Goiânia, era utilizado pela empresa para pesquisas voltadas ao segmento agro. Em sua análise, tanto a empresa, como o Ministério da Agricultura e o governo federal, têm um papel importante com a população, especialmente neste momento que o país vive. “A ministra Tereza Cristina [da Agricultura] resolveu doar essa área para providenciar esse hospital tão importante para a sociedade goiana”, comentou.

Plano, o terreno tem 136,4 mil metros quadrados, o que vai permitir abrigar um amplo e bem equipado complexo de tratamento, para garantir aos pacientes uma assistência mais eficaz e, acima de tudo, mais humanizada. A unidade contará com espaços para internação, ambulatório, recuperação, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, parte robótica, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e também áreas reservadas para familiares onde as crianças estão em tratamento, que moram no interior.

“Sofisticação ao máximo; é algo inédito”, animou-se o governador. Com a área definida, o próximo passo será a elaboração do projeto arquitetônico e, na sequência, a busca pela dotação orçamentária para a obra.

Os trâmites da doação do terreno estão sendo conduzidos pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG). Titular da pasta, o secretário Adriano da Rocha Lima explica que a ação vai garantir a construção do maior complexo hospitalar para tratamento de câncer da América Latina, onde milhares de goianos serão assistidos. “Demos o primeiro passo para garantir atendimento e tratamento médico-hospitalar de qualidade para toda população. Crianças, mulheres, idosos e pacientes em geral poderão contar com um espaço humanizado e adequado com os melhores padrões internacionais na área da saúde”.

Preservação ambiental

Outra vantagem do terreno doado ao Estado, segundo apontou Caiado, é a garantia de preservação do meio ambiente. Aspecto ainda mais relevante em função da localização próxima à capital e à BR-153. “Estamos em um platô, que vai preservar tranquilamente a construção, sem provocar nenhuma erosão e assoreamento do córrego que chega até o Meia Ponte”, detalhou o governador, que garantiu também que as obras não causarão nenhum impacto sobre a reserva florestal que existe no local. “Qualquer área inclinada expõe a erosões. E nós trabalhamos sempre com esse sentimento: o que é vertente para uma bacia, nós respeitamos”, ressaltou.

Também acompanhou Caiado na vistoria o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

Fotos: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deixe um comentário