Home Destaques Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa termina na próxima segunda

Aftosa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta que a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa será encerrada na próxima segunda-feira (30/11). Todo rebanho bovino e bubalino, de até 24 meses, deve ser vacinado.

Também devem ser vacinados contra a raiva todos os animais herbívoros, incluindo, além dos bovídeos, equídeos e caprídeos com idade de até 12 meses, dos 120 municípios considerados de alto risco para a doença no Estado, cuja lista pode ser encontrada no site da Agrodefesa.

A estimativa é imunizar 10 milhões de bovídeos, de um rebanho estimado em 21 milhões de cabeças. A Declaração de Vacinação deve ser encaminhada para a Agrodefesa até o quinto dia útil após o fim da campanha, o que pode ser feito online, no site da Agência, ou mediante formulário impresso, modelo também disponibilizado no mesmo site.

Vacinação assistida
O pecuarista que não imunizar seus animais terá que fazer a vacinação assistida por fiscais da Agrodefesa, além de ser autuado em R$ 7 por animal, ou R$ 14 em caso de reincidência, além de ter sua propriedade interditada. Merece atenção especial a observância do período de carência da vacina, pois durante a campanha, a movimentação de qualquer animal exige que o mesmo esteja imunizado há pelo menos 15 dias, se primovacinado, ou sete dias nos demais casos. Durante a etapa só serão emitidas Guias de Transporte Animal (GTA) entre propriedades com Declaração de Vacinação já lançada, ou para animais destinados ao abate.

(Com Goiás Agora)

Deixe um comentário