Home Editoriais Política Marconi Perillo: “terminada a eleição, é hora de unir forças”

DA REDAÇÃO

Prefeitos, ex-prefeitos, parlamentares, presidentes de partidos e secretários participaram de um almoço, na última terça-feira (4), em homenagem ao governador Marconi Perillo (PSDB), pela conquista nas urnas de seu quarto mandato, na votação do dia 26 de outubro. Marconi disse que pretende aprofundar e qualificar ainda mais as parcerias com todos os gestores municipais para executar o plano de governo pactuado durante as eleições. O governou comentou que passada a disputa das urnas, é preciso que Goiás e o Brasil se unam para enfrentar e solucionar os problemas da população.

“Nós não nos preocupamos com os compromissos apenas à véspera e durante as eleições, porque temos a responsabilidade de levar a cabo nossos compromissos todo o tempo, onde quer que estejamos. É isso que eu quero fazer cada vez mais, que é buscar a união dos municípios, a união do Estado em favor de Goiás e dos goianos”, afirmou o governador em discurso durante o evento, realizado na Mansão Cristal, em Goiânia. A homenagem foi proposta e promovida por prefeitos e parlamentares.

Marconi destacou o empenho da atual administração para reconhecer, combater e contornar as dificuldades financeiras herdadas do governo anterior para promover as obras e programas reivindicados pela população. Ele destacou os bons resultados conseguidos na área da saúde, da educação e da infraestrutura e afirmou que, no caso da segurança, fez o possível para diminuir o problema da violência.

Desafios
“Aprendi que é possível vencer os desafios trabalhando, suando a camisa, realizando, arregaçando as mangas, planejando as ações, enxergando atrás das montanhas”, afirmou Marconi. O governador disse ainda que após três mandatos à frente do Estado aprendeu que é “possível resolver situações simples ajudando os prefeitos, ajudando os municípios a enfrentar e vencer os seus desafios locais”.

“Eu tenho essa visão, que é de enxergar o pequeno problema aos olhos de um governante estadual como aquele que é o maior problema daquela localidade e que portanto merece a minha atenção, merece a minha priorização, o meu apoio e o meu empenho”, observou o governador, para em seguida garantir que esse continuará sendo, “cada vez mais”, o princípio que norteará sua administração.

Dilma
Marconi citou ainda a relação com a presidente Dilma Rousseff, como exemplo de que a parceria administrativa pode resultar em uma convivência de alto nível, tanto na administração quanto na disputa eleitoral. O governador disse também que ele a presidente atravessaram a disputa sem agressões e que a postura republicana dela em relação ao Governo de Goiás é o resultado do mútuo respeito entre eles.

Marconi disse que, a partir de agora, vai dedicar parte do tempo à reforma administrativa do Estado e à escolha dos novos auxiliares. Adiantou que, em função do momento delicado atravessado pela economia nacional, e, apesar de Goiás apresentar índices de crescimento sempre acima da média nacional, será necessário atuar para conter despesas e governar com mais austeridade. Segundo Marconi, o ano de 2015 será de priorização das despesas essenciais e dos investimentos indutores do crescimento econômico do Estado.

Reunião debate ações para o Entorno do DF

Mesmo antes de tomarem posse oficialmente em seus mandatos, o governador reeleito de Goiás, Marconi Perillo, e o governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, discutiram na terça-feira (4), em Brasília, pauta antecipada de ações conjuntas que os dois governos irão desenvolver no Entorno do Distrito Federal, a partir de 1º de janeiro de 2015. Os dois acertaram que vão marcar, para a próxima semana, reunião conjunta com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para acelerar o encaminhamento dos projetos de transporte e de mobilidade urbana específicos para o Entorno.

Também acertaram a formação de uma comissão de representes dos dois governos, cada uma com três integrantes, para discussão dos temas que dizem respeito à atuação dos dois entes federativos. No encontro, o governador Marconi Perillo apresentou a Rodrigo Rollemberg, que é senador da República, as ações que já estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Goiás nas áreas de transporte público, saúde e segurança. Marconi informou sobre a construção dos hospitais regionais de Águas Lindas e de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno Sul, que segundo ele desafogarão a demanda por serviços de saúde em Brasília.

Além de segurança, saúde e transporte urbano, Marconi e Rollemberg discutiram a criação de núcleos de geração de emprego e renda na região, de forma a reduzir a demanda por emprego na capital federal, com o consequente aumento da renda nos municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). Ambos ressaltaram que terão um relacionamento de alto nível com a presidente Dilma Rousseff e defenderão a ampliação de parcerias com o governo federal.

Os dois governadores se comprometeram a trabalhar conjuntamente para solucionar a demanda por transporte coletivo na região. Dentre os projetos está a reativação de uma linha férrea entre Brasília e Luziânia, que seria utilizada para transporte de passageiros. Marconi voltou defender uma ideia que havia apresentado o início do atual mandato, no sentido que o governo federal crie um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para o Entorno do DF. Rollemberg gostou da proposta e disse que poderá ser tema das audiências que terão com a presidente Dilma Rousseff no decorrer de seus mandatos.

 

Deixe um comentário