Home Destaques Vacinação contra a gripe atinge cerca de 50% do público-alvo em Goiás

A campanha de vacinação contra a gripe termina oficialmente às 17h desta sexta-feira (22/05). No entanto, a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% do grupo prioritário não foi atingida. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, apenas 49,82% do público-alvo se vacinou no estado.

Dos 246 municípios do estado, 8,9% já alcançaram o objetivo. São eles: Bonfinópolis, Santa Bárbara, Itauçu, Anicuns, Avelinópolis, Ouro Verde, Brazabrantes, Santo Antônio de Goiás e Santo Antônio do Descoberto.

Técnicos do Ministério da Saúde avaliam se a campanha será prolongada nacionalmente. Segundo o órgão, 38,6% das 49,7 milhões de pessoas que formam o público-alvo da mobilização procuraram postos de saúde pelo Brasil.

Grupos prioritários
A vacina protege contra os diversos vírus da influenza (A, H1N1, H3N2 e B). Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses são contraindicadas a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Deixe um comentário