Home Últimas Notícias Número de homicídios em Goiânia tem redução de 14%

Sem qualquer registro em nove dias do mês, maio terminou com redução de 14% no número de casos em Goiânia, no comparativo com o mesmo período do ano passado, e de 28% em relação a abril. O levantamento, concluído nesta segunda-feira, dia 1º de junho pelo Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, demonstra que foram registrados 43 crimes do tipo na capital no último mês. Esse foi o menor número para maio nos últimos três anos. Em maio de 2014, ocorreram 50 homicídios em Goiânia. No mesmo mês de 2013, foram registrados 58 casos. 

Os dados de maio confirmam a tendência observada no primeiro trimestre de 2014, quando houve uma queda de 4,4% no número absoluto de homicídios. De janeiro a março de 2015, ocorreram 131 crimes do tipo na capital. No mesmo período do ano anterior, foram 137.

Áreas Integradas

O Observatório de Segurança também fez o mapeamento geográfico das ocorrências de homicídio em Goiânia durante os cinco primeiros meses do ano. Das sete Áreas Integradas de Segurança Pública de Goiânia – conforme divisão para planejamento estratégico da SSPGO –, quatro obtiveram redução no número de homicídios em maio, no comparativo com o mesmo mês de 2014: Sudoeste (-37,5%), Oeste (-40%), Sul (-80%) e Leste (-44,5%). As AISPs Central e Noroeste tiveram estabilidade, enquanto a Norte teve aumento.

No comparativo entre maio e abril de 2015, cinco AISPs registraram queda: Central (-11%), Sudoeste (-37,5%), Oeste (-45%), Sul (-85,7%) e Leste (-58%). As AISPs Noroeste e Norte tiveram elevação no período.

Bairros

Ainda de acordo com o Observatório de Segurança da SSPGO, os homicídios ocorridos até maio em Goiânia concentraram-se em 124 bairros, o que representa apenas 18% dos 706 bairros existentes em Goiânia, segundo registros da Prefeitura. Em 582 bairros, ou 82% do total, não houve qualquer ocorrência do tipo.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita, acredita que os dados indicam para redução no número de homicídios em Goiânia no segundo trimestre do ano, a exemplo do que ocorreu no primeiro trimestre. “Vamos trabalhar fortemente para alcançar essa meta”, diz o secretário. Caso a expectativa seja confirmada, haverá, portanto, queda nesse tipo de crime no decorrer do primeiro semestre do ano na capital.

(Com Goiás Agora)

Deixe um comentário