Home Editoriais Política Superpasta, SED tem o comando de Francisco Pontes

DA REDAÇÃO

O empresário anapolino Francisco Pontes é o novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, e de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (SED). A solenidade de posse, conduzida pelo governador Marconi Perillo (PSDB), foi realizada na tarde da última terça-feira (21), no auditório Governador Mauro Borges em Goiânia.

Natural de Bela Vista de Goiás, Francisco Pontes tem 60 anos e desde 2002 atua no setor metalúrgico em Anápolis. Sua empresa, a Pontes Indústria e Metalurgia, está localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Além de ser formado em economia, o novo titular da SED também faz parte da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia).

O empresário anapolino vai substituir Luiz Antônio Faustino Maronezi que respondia pela SED desde o dia 12 de julho do ano passado. Com a nomeação de Pontes, Maronezi retorna para Superintendência Executiva da supersecretaria.

Em seu discurso de posse, o novo secretário destacou que um principais objetivos de seu mandato será atender a demanda da classe empresarial goiana e promover o desenvolvimento do Estado.

“Vou trabalhar para atender a solicitação do nosso governador. Ele pediu para que nossa atuação colabore para que Goiás esteja entre os três Estados do Brasil que mais investe em Ciência, Tecnologia e Inovação. Vamos agir neste sentido”, ponderou Francisco Pontes.

Com a nomeação de Francisco Pontes para a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (SED), o governador Marconi Perillo atende uma importante reivindicação da classe empresarial e política de Anápolis. A pasta contempla duas áreas de destaque para a economia de Goiás, a industrial e do agronegócio.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também cumpre papel estratégico na coordenação e estímulo ao crescimento do Estado atuando na formulação e execução das políticas e programas de fomento às atividades industriais, comerciais, de mineração, exportação, turismo e administração dos distritos agroindustriais.

É da competência da SED ainda o acompanhamento dos programas de financiamento ao setor produtivo do Centro-Oeste, a política agrícola, de regularização fundiária, aquicultura e pesca, e a execução da política de ciência, tecnologia e inovação.

Força Política
Historicamente, Anápolis sempre esteve à frente da Secretaria de Indústria e Comércio, hoje vinculada a SED. A nomeação de Francisco Pontes para titularidade da supersecretaria demonstra a força política da cidade e a proximidade do prefeito Roberto Naves (PTB) com o governador Marconi Perillo.

Isso porque a indicação do empresário preenche a cota de participação do PTB na gestão estadual de Marconi Perillo. Os nomes dos vereadores petebistas Leandro Ribeiro e Jean Carlos também chegaram a ser cotados para a SED. O deputado federal Jovair Arantes (PTB), também participou ativamente das articulações políticas para nomeação de Francisco Pontes para o cargo.

Deixe um comentário