Home Editoriais Política Professores recebem honraria da Câmara Municipal de Anápolis

Comenda Professora Nadyr de Souza Andrade é entregue para 26 docentes

FERNANDA MORAIS

Com objetivo de ressaltar a importância do professor e valorizar os profissionais que atuam no setor educacional em Anápolis, a Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite da última terça-feira (17) a sessão solene de entrega da Comenda Nadyr de Souza Andrade.

O evento aconteceu no Centro de Cultura e Memória São Francisco e reuniu amigos e familiares dos 26 homenageados desta edição da comenda. Entre os agraciados com uma medalha e um certificado de honra ao mérito estava a diretora do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professora Eliana Machado Nogueira Pereira.

“Sinto-me lisonjeada pelo reconhecimento. A nossa classe está vivendo um tempo de desvalorização. Um profissional tão importante para evolução do País. Às vezes, mais que praticar a metodologia do ensino, o professor se preocupa com a formação do aluno. Então foi muito gratificante receber essa homenagem”, disse Eliana, indicada do vereador Leandro Ribeiro (PTB).

Esta foi a quarta vez que a Câmara Municipal realizou sessão solene para entrega desta comenda. A vereadora Geli Sanches relembrou que “a Nadyr sempre dedicou a sua vida em prol da educação. Sou professora e tenho orgulho de representar a categoria no Legislativo e, assim como a dona Nadyr, defender a nossa classe”.

Indicada pelo vereador Domingos Paula (PT), Geli Sanches também foi uma das homenageadas. “Dominguinhos, meu colega de parlamento, foi meu aluno e fiquei realmente agradecida pela homenagem. Por isso eu sempre digo aos meus colegas de profissão que a nossa luta não é em vão. Todos os indicados acreditam realmente no valor que a educação tem na formação do cidadão”, disse a vereadora.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Amilton Filho (SD), destacou que a solenidade realizada anualmente tem o objetivo valorizar os profissionais pela dedicação ao magistério. “Reconhecemos o professor com uma das categorias mais importantes da sociedade. Educação é a base de tudo. Temos homenageados hoje que dedicaram 30, 40 anos de suas vidasao ensino e amor ao próximo”, comentou.

O também homenageado Francisco Ferreira Rosa revelou que estava emocionado porque além de ter sido indicado para honraria, teve o privilégio de ter sido aluno e, posteriormente, colega de trabalho da professora Nadyr. “Vários colegas de profissão mereciam estar aqui também, mas quero dividir minha alegria com todos os professores de Anápolis”, disse. Francisco é ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Uma das indicadas pela mesa diretora da Câmara Municipal foi a presidente do Conselho Municipal de Educação, Neide Rodrigues Ramos. Durante a solenidade ela discursou em nome dos homenageados e, além de agradecer a condecoração, ela pediu que “Sofremos com a falta de valorização da categoria, mesmo assim eu sempre digo que é preciso ter esperanças em dias melhores”.

Comenda
Em 2013, por iniciativa da Professora Geli Sanches e aprovação unânime dos vereadores da época, a Câmara Municipal de Anápolis criou a Comenda Professor Nadyr de Souza Andrade.

Natural da cidade de Curvelo (MG), a professora Nadyr nasceu em 1915 e posteriormente veio para Anápolis. Em 1956 iniciou sua trajetória como servidora estadual e municipal aqui na cidade. Foi uma das fundadoras da Fundação Educacional, hoje secretaria municipal de Educação.

Apesar de lecionar desde a juventude, Nadyr de Souza Andrade se graduou em pedagogia aos 61 anos pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão. Em 14 de junho de 2012, aos 96 anos faleceu deixando seu legado na área educacional para o município.

Deixe um comentário