Home Destaques Campanha de vacinação contra gripe começa em Goiás na sexta-feira, dia 13

ANNA FLÁVIA LOPES
Especial para o JE

A vacinação contra a gripe começa na próxima sexta-feira (13.abr.18) em todos os municípios de Goiás. Inicialmente, serão imunizados os idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de seis meses até cinco anos, professores da rede pública, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, população prisional e portadores de doenças crônicas. A vacina foi antecipada em Goiás devido ao aumento do número de casos de H1N1 no estado.

Depois dos casos registrados na Vila São Cotollengo, em Trindade, a Secretaria de Estado da Saúde, passou a solicitar a antecipação da vacina ao Ministério da Saúde e após a interferência do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o pedido foi atendido.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, desde o início de 2018 foram registrados 63 casos de Influenza por H1N1 e oito mortes.

A vacina que será disponibilizada para os grupos prioritários é a trivalente, que protege contra os vírus Influenza A H1N1, H2N3 e Influenza B, os de maior circulação no estado. No dia 12 de maio será realizado o dia “D” da vacinação.

(Anna Flávia Lopes faz parte de convênio de estágio com a PUC-GO)

Cronograma

13/04 a 20/05 – Idosos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas

23/04 a 27/04 – Gestantes, mulheres no pós-parto e crianças

30/04 a 11/05 – Professores

14/05 a 01/06 – Todos os grupos prioritários

12/05 Dia “D”- Todos os grupos prioritários

Os indígenas serão vacinados durante todo o período da campanha

População prisional e funcionários do sistema prisional – A data será definida pelos municípios

(Anna Flávia Lopes faz parte de convênio de estágio com a PUC-GO)

Deixe um comentário