Home Últimas Notícias Avenida Brasil: CMTT orienta motoristas

Alterações no tráfego melhoram segurança e fluidez do trânsito

Fonte: Prefeitura de Anápolis

 

De norte a sul, a Avenida Brasil foi remodelada, deixando o trânsito mais organizado, rápido e seguro. Nas duas porções, a maioria dos retornos à esquerda foi eliminada, pois favoreciam o travamento do trânsito e a ocorrência de acidentes. Agora, os ônibus têm corredor exclusivo e a via conta com vários semáforos para controlar o fluxo e facilitar os retornos.

 

Desde segunda-feira, 5, as equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) realizam trabalho de orientação e conscientização dos motoristas que trafegam na Avenida Brasil Sul, que está tendo seus semáforos ativados em etapas. A parte norte da via já foi entregue à população no início de julho.

 

Com as mudanças, os ganhos são de segurança, organização, controle e agilidade, de acordo com o diretor de engenharia da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Igor Siqueira. “Estamos fazendo aqui da maneira que já é feito nos grandes centros urbanos. Os retornos semaforizados são mais seguros e, naturalmente, controlam a velocidade e liberam o trânsito em blocos, e não aleatoriamente como era antes, gerando maior fluidez”, explicou.

 

As alterações na via agradaram Alair Oliveira, que trabalha fazendo entregas com sua moto em Anápolis. Ele comentou que, com as modificações, ficou mais fácil fazer os retornos. “Senti mais segurança, os motoristas ficam mais atentos quando há semáforos e agora não tem demora para acessar o outro lado da pista”, comentou ele, que antes esperava até vinte minutos, dependendo do horário, para conseguir acessar o outro lado da via.

 

Como ficou o lado norte

Com a reformulação do fluxo, a parte norte da avenida conta com quatro retornos, todos semaforizados, no formato giro de quadra – ou melhor, volta no quarteirão. Dois deles são novos e estão na Rua Galileu, entre os hospitais Ânima e de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana), e na Rua 4. Os outros dois estão localizados na Rua Argentina e na Avenida A.

“Realizamos estudos, detectamos os maiores pontos de travessia e buscamos distribuí-los de maneira equidistante”, explica o diretor de engenharia CMTT, sobre os critérios de escolha dos locais dos pontos de retorno. A distância entre eles varia entre 600 e 700 metros.

Entenda como ficaram os retornos, veja abaixo:

Fluxo na porção sul 

Os retornos também foram reconfigurados na Avenida Brasil Sul, agora são apenas quatro, contra os oito existentes anteriormente. Eles estão localizados na altura do Hotel Comfort, Posto Cebolão, Mercado do Produtor e Avenida São Paulo. Bastando acessar a via marginal, que corre paralelamente à Avenida, para realizar a manobra. Veja abaixo:

Saiba mais

A melhoria faz parte do conjunto de obras que compõe um projeto macro de mobilidade urbana em Anápolis, financiado pela Caixa Econômica Federal no valor de R$ 74 milhões, ainda em 2015, que precisou de adequações para fazer frente às demandas de trânsito, e que está sendo entregue à população nos próximos dias.

 

Deixe um comentário