Home Últimas Notícias Prefeitura distribui 250 mil mudas de árvores nativas

Ação que integra o Projeto Pró-Água será iniciada dia 15 de outubro, com o objetivo de reflorestar áreas urbanas e rurais

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Você tem quintal em casa e quer plantar uma árvore? É dono de propriedade rural e pensa em recuperar uma nascente? Se forem esses os seus objetivos, a Prefeitura de Anápolis é sua parceira e vai disponibilizar, a partir de 15 de outubro, cerca de 250 mil mudas nativas do cerrado para reflorestamento. A ação faz parte do Pró-Água, um dos mais respeitados projetos ambientais desenvolvidos por municípios brasileiros.

A liberação das mudas segue critério de quantidade. Para conseguir até 10, basta o interessado pegar uma autorização, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e depois buscá-las em um dos viveiros municipais. Acima disso, também é necessário comprovar aonde vai se plantar, com a apresentação de comprovante de endereço. “Já para grandes volumes, caso de alguém que queira, por exemplo, recuperar uma nascente, liberamos até 500 mudas, mas exigimos a escritura da terra e a assinatura de um termo de compromisso de cuidado com as mudas”, explica Antônio El Zayek, diretor de Recursos Hídricos, Recuperação e Preservação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Zayek reforça que todas as mudas liberadas são de árvores nativas do cerrado e destaca o trabalho de resgate de fruteiras como bacaba, mangaba, tucum e guapeva. “Nossas crianças já não as conhecem e queremos trazer esse cerrado de volta aos quintais das casas, às fazendas e a alguns espaços públicos da cidade”, diz o diretor de Recursos Hídricos, lembrando que o município produz as mudas e recebe parte delas de parceiros como Ala 2 e a Caoa. “Além daquelas oriundas de Termos de Ajustamento de Conduta de empresas que cometem algum crime ambiental na cidade”.

Vantagens

O trabalho de reflorestamento do Pró-Água é feito com árvores nativas já que elas são sincronizadas com o ciclo hídrico da região, bombeando água na hora certa e dormindo durante a seca. “Não é preciso ficar molhando o ano inteiro. Cuida-se quando a árvore é pequena e a partir de certo tamanho ela é independente. Além disso, ela traz biodiversidade”, detalha Zayek, ressaltando que com essa novas remessa, mais de 500 mil mudas terão sido plantadas em Anápolis.

Serviço:

Secretaria de Meio Ambiente – Avenida Presidente Vargas, 465. Vila Goiás.

Viveiro JK – Rua L 24, lote 10. Novo Jundiaí (próximo ao Parque JK).

Viveiro Universitária – Avenida Universitária, 4001. Jardim das Américas.

 

Deixe um comentário