Home Últimas Notícias Goiás recebe reconhecimento por ações de amparo e proteção a idosos

Secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa parabeniza Estado por ações que resultam em um menor número de infecções e mortes por Covid-19.  Informação foi transmitida ao governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (1º/10), durante evento no Palácio das Esmeraldas

Publicado: 01.10.2020

Goiás é liderança no que diz respeito ao amparo e à proteção a idosos, a exemplo do que já ocorre na educação, segurança pública, saúde e economia, com a geração de emprego e renda. O governo federal reconheceu o sucesso das ações de prevenção no Estado, que registrou o menor número de mortes por Covid-19 em instituições de longa permanência durante a pandemia.

A informação foi repassada ao governador Ronaldo Caiado pela gerente de Promoção e Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Daniela da Gilka, nesta quinta-feira (1º/10), durante evento, no Palácio das Esmeraldas, em comemoração ao Dia do Idoso e anúncio de investimento de R$ 1,8 milhão para reforma e melhorias na Casa do Idoso Vila Mutirão.

“Estamos construindo um novo momento na política social e vamos ampliar isso, avançar. A disputa nossa é positiva, de resultado, onde o cidadão é quem ganha”, afirmou o governador, que destacou o esforço coletivo para devolver Goiás aos goianos. “Se hoje melhoramos em todas as avaliações feitas no cenário nacional, devo à competência de meus servidores e à dedicação de meus secretários e auxiliares”, avaliou ele.

De acordo com a gerente Daniela da Gilka, o reconhecimento partiu do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antônio Costa, que, por telefone, parabenizou o trabalho desempenhado pela secretaria e citou a expectativa de que o representante do governo federal venha pessoalmente conhecer o que é feito em Goiás. O fato foi celebrado pelo governador. “Não queríamos ter nenhum óbito, mas nosso Estado registrou os menores índices, configurando-se numa referência nacional em proteção à pessoa idosa”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Social (Seds), Lúcia Vânia, afirmou que há uma presença muito forte do governo federal no trabalho do Estado, que é receptivo às parcerias propostas voltadas para a terceira idade bem como eficiente nos resultados. Ela citou o plano de contingência executado durante a pandemia, sob determinação do governador Ronaldo Caiado. Com isso, argumentou, o número de idosos contaminado bem como de mortes foi relativamente pequeno. “Quando havia um caso, agíamos imediatamente. O paciente era isolado e disponibilizados equipamentos de proteção individual, não só para acolhidos, mas também para servidores que ali trabalhavam”, pontuou.

Lúcia observou, ainda, que o Estado responde às exigências impostas pelo governo federal. Neste sentido, reconheceu o empenho das gerências relacionadas à área, “que não deixam os programas caírem”. Ainda segundo a secretária, na maior parte das unidades, as associações não têm documentação correta e é preciso prestar apoio a estas entidades, para que não fiquem fora de programas lançados, seja em âmbito público ou privado.

Ações

Especialmente durante a pandemia da Covid-19, a Seds se desdobrou numa série de ações para garantir cuidado, proteção e assistência aos idosos. As iniciativas com este fim têm contado com o apoio de empresas e instituições parceiras e da sociedade civil organizada. Uma delas foi a testagem em 1.878 pessoas, das quais 713 servidores e 1.165 idosos, em parceria com o Banco Itaú. A instituição financeira ainda proporcionou a 27 abrigos para idosos kits compostos por tablet, máquina de lavar e secadora, aparelho celular, rádio, TV, oxímetro, medidor de temperatura corporal e equipamentos de proteção individual, álcool em gel e materiais de limpeza. Os tablets estão aproximando os idosos de seus familiares, por meio de videochamadas realizadas durante a pandemia, quando as visitas estão suspensas.

Com os tablets os idosos podem assistir às serestas e ainda conversar com os familiares por meio de videochamadas. Todas são ações para amenizar os efeitos do isolamento social. Outro parceiro do Governo de Goiás é o Lions Clube, que ajuda com recursos para reforço alimentar dos idosos.

Na solenidade, o governador Ronaldo Caiado também entregou certificados de agradecimentos pelos serviços prestados em favor da pessoa idosa à chefe de Gabinete da Universidade do Estado de Goiás, professora Cristhyan Millazzo; ao governador do Distrito LB-2 do Lions Clube, Paulo Renato. Também foram homenageadas a Associação Beneficente Auta de Souza (Programa Todos Pela Saúde – Itaú Unibanco), a Associação dos Idosos do Balneário Meia Ponte (Programa Pão e Leite, Água e Energia) e o Centro Sagrada Família da OVG (Programa Pátria Voluntária – Banco do Brasil).

Fotos: Hegon Corrêa e Wesley Costa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

Deixe um comentário