Home Últimas Notícias Força-tarefa vai atuar para impedir aglomerações no feriado

Trabalho quer garantir cumprimento dos protocolos sanitários. Apenas pessoas com reservas, que comprovem locação ou de hospedagem, assim como moradores poderão ter acesso aos municípios turísticos. Policiamento será reforçado.

Publicado: 06.10.2020

A operação começa às 8 horas de sexta-feira (09/10) e segue até as 12 horas da terça-feira (13/10) nos municípios de Aruanã, Britânia, Buriti Alegre, Aragarças, São José dos Bandeirantes, Pirenópolis, Caldas Novas, São Simão e Alto Paraíso, além dos distritos de Itacaiú (Britânia) e Luiz Alves (São Miguel do Araguaia).

Uma força-tarefa do Comitê Permanente para Enfrentamento à Covid-19 atuará para evitar aglomerações nos dez principais municípios turísticos do Estado durante o fim de semana prolongado do feriado de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A operação, que começa na sexta-feira (09/10), envolve representantes do governo estadual (Polícia Militar, Goiás Turismo), Ministério Público de Goiás, Defensoria Pública, Judiciário, Legislativo e prefeituras de 20 municípios com maior fluxo turístico. O trabalho conjunto visa garantir o cumprimento dos protocolos sanitários adotados para conter a propagação do coronavírus.

Em entrevista no Palácio das Esmeraldas, nesta segunda-feira (05/10), o governador Ronaldo Caiado explicou que apenas os turistas com reservas prévias, comprovação de locação de imóveis ou de hospedagem, assim como moradores locais poderão entrar nos municípios monitorados.

“Serão feitas triagens na entrada das cidades para que não haja um fluxo como aquele que assistimos no 7 de setembro, Dia da Independência. Essa é nossa posição, não será apenas neste feriado, mas em todos que virão. Teremos equipe neste trabalho de maneira uniforme, todos eles seguindo aquilo que o programa estipula, com nossos protocolos”, argumentou.

De acordo o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Allan Pereira Cardoso, a operação terá início às 8 horas de sexta-feira (09/10) e segue até as 12 horas da terça-feira (13/10) nos municípios de Aruanã, Britânia, Buriti Alegre, Aragarças, São José dos Bandeirantes, Pirenópolis, Caldas Novas, São Simão e Alto Paraíso, além dos distritos de Itacaiú (Britânia) e Luiz Alves (São Miguel do Araguaia).

Cada município vai propor sua estratégia. Como exemplo, a PM citou medidas já confirmadas pelas prefeituras de Pirenópolis e Aruanã, que vão instaurar barreiras sanitárias com acesso apenas aos visitantes com reserva ou comprovante de local para estadia.

“Além desta medida, vamos reforçar o efetivo no patrulhamento para evitar aglomerações em praças, nos postos, som automotivo e qualquer coisa que cause aglomeração de pessoas”, reforçou. Segundo ele, a PM vai coibir todas as situações que estejam em desacordo com a legislação.

O policiamento será reforçado pelo Comando Rodoviário nas vias estaduais, como já ocorre normalmente nos feriados prolongados. A previsão é que sejam destinados mais 258 policiais militares para auxiliar o efetivo já existente nos principais municípios turísticos goianos. O Batalhão Ambiental também fará operações especiais no Rio Araguaia, em lagos e cachoeiras.

De acordo com a PM, os oficiais farão uma primeira abordagem no sentido de orientar e, em caso de descumprimento continuado das normas, serão tomadas as medidas legais cabíveis, em consonância com cada situação.

Além da força-tarefa, o Governo de Goiás trabalha para conscientizar a população da responsabilidade que cada um tem na luta contra o coronavírus. Há duas semanas, a Secretaria de Comunicação lançou a campanha “Quanto mais perto, mais longe”, com peças publicitárias que têm por objetivo alertar para a importância do respeito aos protocolos sanitários e de distanciamento social.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

Deixe um comentário