Home Destaques 2ª edição de livro de poesias é lançada por estudantes da rede...

Palavras do Coração reúne cerca de 150 produções poéticas que retratam temas contemporâneos vivenciados pelos jovens

Publicado: 08.12.2023

Foto: PMA

“Não peço para que more nas montanhas. Apenas para que seja forte o suficiente para começar uma escalada.” Esta é uma das poesias que compõem o livro Palavras do Coração, escrito pelos estudantes da Escola Municipal Clóvis Guerra. A autora, Amanda de Siqueira Silva, relata a alegria em fazer parte deste projeto e diz que sonha em ser escritora no futuro.

Gelly Gonçalves, professora e idealizadora do projeto, fala da emoção em ver o desempenho das turmas ao final do ano. “Neste trabalho, cada aluno dedicou sua paixão e criatividade para dar vida a um universo de palavras e emoções. Essas páginas são um testemunho do talento literário que floresce em nossa escola a cada dia, representando a diversidade de vozes e perspectivas de nossa comunidade estudantil”, conta.

A escritora e poetisa Natalina Fernandes, uma das inspirações para as produções dos estudantes, prestigiou o evento e parabenizou aos professores e às turmas pelo projeto. “Em nome da União Literária Anapolina (ULA), da qual tenho a honra de ser presidente, eu parabenizo a todos que fizeram parte desse belíssimo trabalho. A leitura e a escrita enriquecem a vida dos nossos jovens e eu espero que eles tenham um futuro profissional de muito sucesso, quem sabe até mesmo como escritores”, diz.

Trabalhada durante todo o ano e fazendo parte do Projeto A Arte de Ler e Escrever, a produção literária tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no que diz respeito à leitura, interpretação de texto e expressão de sentimentos, criando leitores participativos, capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.

A coletânea conta com cerca de 150 poesias escritas pelos alunos. Para a ilustração da capa, vários desenhos também foram produzidos e passaram por avaliação dos professores. A arte escolhida foi da estudante Ana Beatriz Marques Dutra.

Deixe um comentário