Home Destaques Circuito Anapolino de Corrida de Rua se consolida no calendário esportivo

Tendência na busca por saúde e lazer, as corridas de rua conquistam mais adeptos a cada dia. Exemplo é o Circuito Anapolino de Corrida de Rua, que já chega a sua sexta edição, e a cada etapa vê o crescimento dos competidores. A competição já se firmou o calendário esportivo e recebe atletas de outros estados e municípios.

Uma competição que começou de forma pequena e bem regionalizada, mas que pela sua organização e pretensão de se firmar no calendário esportivo, hoje coloca cidade em destaque na modalidade esportiva. A próxima etapa da 6º edição do Circuito Anapolino de Corrida de Rua acontece neste domingo, 24, e já conta com mais de 2.400 atletas inscritos. Um número bem maior do que os 80 participantes que concluíram da primeira edição da prova no ano de 2010.

“Na história de nossa cidade não existe nenhum esporte que teve um crescimento tão rápido. É uma vitória para o atletismo ver essa participação crescente dos anapolinos e de pessoas que vem de outra região”, aponta a diretora de Esporte e Lazer de Anápolis, Simone Pereira. 4000

O circuito é realizado anualmente em oito etapas, sempre de forma itinerante, e levando a competição para as diversas regiões do município. Com percurso de 5 km, o Circuito Anapolino de Corrida de Rua foi 4000 criado com a intenção de popularizar e estimular a prática da corrida de rua em Anápolis, propiciando uma melhor qualidade de vida aos anapolinos e moradores da região, que também participam das etapas do evento.

“Estamos fazendo a mudança na vida de muitas pessoas. Idosos que tinham perdido a perspectiva de vida e agora vêem nessa atividade esportiva um novo sentido para vida”, relata a diretora de Esporte e Lazer.

Ainda de acordo com Simone Pereira, a prova de atletismo é uma forma de democratizar a prática esportiva. “Não é um esporte caro para ser praticado, basta estar saudável e ter um tênis. Além disso, levamos a prova para os diversos bairros da cidade, apresentando o esporte para as pessoas, que acabam se sentindo incentivada. São muitas as historias de pessoas que passaram a ter uma vida mais saudável e com atividade física graças ao Circuito Anapolino de Corrida de Rua”, destaca.

O Circuito criou ainda um vínculo com os corredores de Anápolis e com isto proporcionou a iniciação em corridas de muitos atletas.  Academias de Anápolis, atletas do programa Esporte para Todos e do Projeto Zatopek, grupos de corridas, assessorias e representantes de cidades do interior e da capital marcam presença na competição.

“Criamos inclusive um movimento econômico para cidade. Isso porque vem muitas pessoas de fora para participar dessa festa do atletismo em nossa cidade. outra situação é o movimento nas academias, que passou a receber alunos buscando se preparar para as provas de corrida”, salienta Simone Pereira. “O resultado disso é que logo teremos uma população mais ativa e muito mais saudável”, aponta.

3ª Etapa

Na etapa desse domingo, os atletas vão percorrer as ruas do Jardim América. A largada acontece às 8 horas, na Praça José de Oliveira Neto, localizada na Avenida Paranapanema, com Rua Monte Azul/Rua João Luiz de Oliveira.

Os participantes devem retirar seus números e chips com antecedência, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Eles serão atendidos na sexta-feira, 22 e em sistema de plantão, no sábado, 23, mediante apresentação de documento de identificação com foto. No caso de competidores menores de idade somente os pais podem retirar o material. O número de peito e o chips não serão entregues no dia da corrida.

O percurso passará pelas avenidas Paranapanema, Frei João Batista Vogel, Anderson Clayton, Sebastião Pedro Junqueira, Presidente Wilson e Aleixo Rodrigues (antiga Rua 2). A organização do evento ressalta que durante a prova as ruas estarão parcialmente interditadas e pede mais atenção aos motoristas.

A competição conta com o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Base Aérea de Anápolis, e Grupamento de Proteção Ambiental que garantem a segurança dos atletas durante os percursos, e também com o apoio da Federação Goiana de Atletismo.

As inscrições para essa etapa vão até dia 15 de maio e podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, no Ginásio Newton de Faria, por fax ou pelo e-mail corrida@anapolis.go.gov.br. Os atletas também podem tirar dúvidas pelos telefones: 3902 1131/1071

(Com Prefeitura de Anápolis)

Veja o regulamento

Confira o percurso

corrida de rua-3

corrida de rua-13

corrida de rua-22

corrida de rua-32

Fotos: Leonardo Siqueira

 

Deixe um comentário