Home Últimas Notícias Aeroporto de Cargas de Anápolis deverá ser entregue em dezembro

A construção da pista de pouso do Aeroporto de Cargas de Anápolis será concluída até o fim deste mês, mas ainda há um longo caminho para o terminal começar a operar. A depender de recursos do Tesouro estadual, a tendência é que a nova fase de obras do modal seja finalizada em dezembro, um ano e dez meses após a previsão inicial. O aeroporto será concedido para a iniciativa privada e o modelo de concessão está em definição pela Secretaria de Gestão e Planejamento. A estimativa é que o custo da obra feche em R$ 270 milhões.

Segundo o presidente da Agência Goiana de Transporte Públicos (Agetop), Jayme Rincón, mudanças nos projetos e falta de recursos impediram que as obras fossem concluídas dentro do prazo. “Daqui pra frente são obras rápidas, mas vai depender da capacidade de recursos do Tesouro”, diz Rincón. Depois, ainda ficará faltando a homologação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Conforme a Agetop, a próxima etapa inclui a realocação e construção de hangares, adequação do pátio de aeronaves, reforma do terminal de passageiros e a última camada, de material betuminoso, sobre a pista de pouso e decolagem.

Estas obras estão em fase de análise do edital para início do processo licitatório. “Deve sair este mês. Teoricamente, com a finalização da pista o aeroporto já poderia funcionar, mas temos que fazer a transferência dos hangares de lugar”, explica Rincón. Esse procedimento visa ampliar o espaço de manobras dos aviões de carga.

O revestimento da pista de 3 quilômetros de comprimento e 60 metros de largura começou a ser feito em agosto de 2013. A pista tem capacidade para suportar mais de 400 toneladas de carga.

(Com O popular)

1 resposta a este post

Deixe um comentário