Home Geral Política no dia a dia

Editorial

As pessoas estão mais envolvidas com a política? Não. Grande parte se limita a dizer o que não gosta, mas nunca se interessa em conhecer aquilo que lhe poderia agradar em algo essencial para a vida em sociedade.

No próximo ano acontecem eleições para escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Cargos bem próximos dos moradores da cidade, cujas decisões mexem diretamente com o nosso dia a dia. Nem isso desperta interesse para o assunto.

Teremos campanha eleitoral, corpo a corpo nas ruas, debates e entrevistas em 2016, mas talvez seja pouco. Se você começa a acompanhar a trajetória daqueles que pretendem se candidatar a partir de agora, terá daqui a um ano o perfil completo dos que se oferecem ao voto.

Há material na impressa que conta esse momento pré-eleitoral com riqueza de detalhes. Saber como uma candidatura foi construída, como determinado partido conseguiu apoios, também serve para se avaliar a figura que encabeça a chapa na disputa eleitoral.

O JE cumpre sua missão, como em momentos anteriores, de abrir espaço para os personagens de uma etapa tão importante para a sociedade que é uma eleição. Ouviremos todos, em diferentes momentos, porque reconhecemos nisso o cumprimento de nosso papel na composição da democracia.

Alguns argumentam que já perderam a paciência com a política, e que discordam de como as questões públicas veem sendo conduzidas ao longo dos anos. Abrir mão desse interesse é se afastar da própria cidade em que a pessoa mora. E tal qual a família, cidades precisam ser cuidadas porque não se limitam a um espaço geográfico que habitamos, mas são na verdade o cenário de nossas vidas.

Portanto, voltemos a atenção para o debate pré-eleitoral para que na época do voto tenhamos um senso crítico muito mais apurado, capaz de identificar quem são os melhores para a nossa cidade. Que todos continuem se indignando com descalabros que acontecem no meio político em todas as partes do País, mas que esse sentimento não se encerre nisso. Busque informações e as use no momento certo, na hora de teclar os números da urna eletrônica.

Deixe um comentário