Home Editoriais Política Gestão recebe nota alta em transparência

 

João Gomes

O Portal da Transparência da prefeitura teve nota 9,1 no estudo feito com base em questionário da Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

DA REDAÇÃO

Um ranking nacional divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta-feira (9), mostra que Anápolis está à frente do Estado, de todas as cidades goianas, de governos e de milhares de municípios brasileiros no quesito transparência das contas públicas. Com nota 9,1, Anápolis ocupa a 38ª posição no levantamento nacional que, considerando os 5.568 municípios brasileiros, teve média 3,91. Em Goiás, a média geral das 246 cidades goianas chegou a 4,12.

O levantamento, feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), foi idealizado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Combate à Corrupção) e usou como parâmetro a clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas. O projeto contemplou 100% dos 5.568 municípios, 26 estados brasileiros e Distrito Federal e foi feito a partir da avaliação da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.

São informações acessíveis e que podem ser consultadas, a qualquer hora, no Portal da Transparência da Prefeitura de Anápolis em um link de fácil visualização no site anapolis.go.gov.br. Lá você encontra todos os atos oficiais da administração que tem como carro chefe o Diário Oficial, publicação da Prefeitura que divulga a maioria das informações consideradas para o levantamento. O Diário Oficial, desde a sua implementação em maio de 2010, terá publicado, até o fim deste ano, 1.370 edições.

O Portal da Transparência de Anápolis é uma ação conjunta de várias secretarias e que terá novidades para 2016, afirma o secretário municipal de Governo, Mozart Soares. Ele citou que novas funcionalidades estão sendo trabalhadas, principalmente pelas equipes da Secretaria Municipal de Gestão de Planejamento. “Vamos incrementar o nosso portal com ferramentas ainda mais funcionais e que atendam, de fato, o interesse de milhares de pessoas que o acessam, diariamente”, declarou Mozart.

Para o prefeito João Gomes, o reconhecimento deste importante órgão da esfera federal dá credibilidade ao trabalho desenvolvido em Anápolis em todas as áreas. “Me orgulho de estar à frente de uma Prefeitura que tem sua administração respaldada nos atos que faz. Transparência é uma das formas de mostrar ao cidadão o respeito que damos à contribuição de cada um para a construção de uma cidade cada vez melhor”, destacou o prefeito.

 

Deixe um comentário