Home Editoriais Cidades “Entre Retratos” é a atração do MAPA

Artista anapolina Flávia Fabiana se utiliza de matéria-prima pouco convencional em suas obras

Refletir sobre a figura humana é um exercício frequente e significativo no mundo da arte, seja por meio de retratos, gravuras e outras linguagens. A exposição “Entre Retratos”, da artista plástica Flávia Fabiana, é um convite à reflexão sobre o tema. A abertura será neste sábado, 06, às 18 horas, no Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA), localizado na Praça Americano do Brasil, Setor Central. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio do Conselho Municipal de Cultura.

Seguindo a série de trabalhos “Autorretratos, retratos e retratos anônimos”, Flávia Fabiana trilha as discussões contemporâneas sobre a figura humana. “Entre Retratos” é sua primeira exposição individual, que conta pinturas, colagens e vídeo. As obras ficam disponíveis para visitação até o dia 31 de maio.

Um dos destaques da proposta artística é a matéria prima, cabelo. Apesar de ser um material pouco convencional, ele é tratado na exposição como um material nobre. Esta parte do corpo humano é associada à força vital, carga genética, afetividade, memória e outros aspectos. “O rosto não é a única maneira de representar as pessoas, existem outras formas de pensar o corpo e o retrato delas, por que não o cabelo como uma delas?”, questiona Fabiana. O trabalho conta com a curadoria de Paulo Henrique Silva e montagem de Waldson Ramos.

Continuidade
Flavia Fabiana Leite Rodrigues é arte educadora, artista visual e escritora, conta com formações acadêmicas em áreas como Cinema e Educação, Filosofia da Arte e licenciada em Artes Visuais. Em sua trajetória, fez parte de exposições e mostras coletivas em Anápolis, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive, em 1999, no Canning House Gallery, em Londres, Inglaterra. Flávia ficou durante quinze anos fora da produção artística, mas a carreira teve uma reviravolta no Projeto Teia/Rede de Arte Anapolina, em 2015, em que retomou seus trabalhos, com foco principalmente na arte contemporânea.

O Projeto Teia foi uma iniciativa da sociedade civil, financiada pelos fundos Municipal e Estadual de Cultura. No ano passado foi realizada sua segunda edição, oferecendo aulas ministradas por importantes nomes do cenário nacional das artes, e posteriormente convidando aos participantes para produzir trabalhos e consolidar exposição. “Temos uma grande continuidade entre projetos e artistas realizadores, que se multiplicam e fortalecem a cidade de Anápolis nos cenários das artes em âmbito estadual, nacional e até internacional”, pontua a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.         

Serviço
Evento: Abertura da exposição “Entre Retratos”, de Flávia Fabiana
Local: Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA) – Praça Americano do Brasil, Centro
Data: 06 de abril de 2019
Horário: 18h
Visitação: Até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, em horário comercial
Entrada: gratuita

Deixe um comentário