Home Destaques Por covid-19 vacinação contra a gripe será feita por equipes volantes

As salas de vacinas das unidades estão fechadas para evitar aglomerações e garantir a segurança da população

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Foto: Bruno Velasco – Dircom

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que iniciaria na segunda quinzena de abril, foi antecipada para o dia 23 de março e será diferente neste ano devido à pandemia do coronavírus. As vacinas não estarão disponíveis nos postos para evitar aglomerações e serão aplicadas por equipes volantes, conforme cronograma previsto pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

“O Ministério da Saúde enviou apenas nove mil doses nesse primeiro momento. Por isso, criamos um cronograma, de acordo com os principais grupos de risco. Mas é importante lembrar que é apenas a primeira remessa e já está previsto o abastecimento”, afirma o coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola.

O trabalho começa na segunda-feira, 23, com a vacinação de idosos em instituições de longa permanência (abrigos) e dos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que estão na linha de frente do trabalho de prevenção, controle e contenção da Covid-19. Também serão imunizados, neste primeiro momento, os idosos que serão identificados e visitados conforme o cadastro das unidades de saúde. “Vamos utilizar esses dados para identificar os idosos e vaciná-los em domicílio”, conta Júlio César.

Os demais grupos serão organizados e imunizados assim que forem chegando mais doses da vacina, por meio de cronograma que será divulgado posteriormente. “É importante frisar que não adianta a população procurar os postos em busca de vacina, pois as salas estão fechadas para não expor a comunidade. Estamos trabalhando de forma organizada para imunizar todos de forma responsável e segura”, ressalta o coordenador de Vigilância.

 

Deixe um comentário