Home Últimas Notícias Fundo de Cultura: pagamento de projetos começa em junho

São 750 mil aplicados em 31 projetos de diferentes linguagens artísticas desenvolvidos por anapolinos

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Em tempos de crise, é fundamental investir no setor cultural para dar forças aos artistas locais. Por isso, o Fundo Municipal de Cultura (FMC), edital 2019, anuncia o calendário de repasses às propostas contempladas. São repasses mensais, em que o valor de cada projeto será depositado inteiro, divididos no calendário em seis blocos (confira ao final da matéria). O apoio é do Conselho Municipal de Cultura e o investimento é da Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O calendário do pagamento de projetos do FMC deste ano vai acontecer entre os meses de junho a novembro. Os blocos são divididos por linguagens como artes visuais, artes plásticas, literatura, audiovisual e outros. “A secretaria vai avaliar se é possível colocar alguns dos projetos no ambiente virtual. Aqueles que não forem possíveis vão se preparar para quando acabar o isolamento social”, explica o secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco.

São 31 projetos, entre eles publicação de livros, música, exposições, atividades formativas, produção de filmes e muito mais. Todos atendendo diferentes perfis de públicos, como: crianças, pessoas em vulnerabilidade social, artistas em formação e a sociedade em geral. Cada projeto conta com o período de até um ano para sua realização e prestação de contas.

Recorde
Esta edição do FMC se destaca com dois marcos que o distingue de suas quatro edições passadas: o números de inscritos e o percentual de aumento. Confira abaixo:

Edital 2013 – 37 inscritos – 400 mil reais [primeiro ano]
Edital 2015 – 63 inscritos – 380,38 mil reais [-5% em relação ao montante da edição anterior]
Edital 2017 – 48 inscritos – 462,5 mil reais [+21,5%]
Edital 2018 – 48 inscritos – 512 mil reais [+10,7%]
Edital 2019 – 105 inscritos – 750 mil  [+46,5%]

Auxílio
Os repasses do Fundo durante a pandemia atendem um aspecto importante. “A regularidade, credibilidade e aumento do Fundo de Cultura levados a sério, desempenham um papel importante, neste momento, que é a superação da crise”, aponta o prefeito municipal, Roberto Naves.

Confira o calendário de repasses:

Calendário de repasses FMC 2019!

 

Deixe um comentário