Home Últimas Notícias Justiça Eleitoral oficializa a divisão do horário eleitoral gratuito nas eleições 2022...

Publicado: 23.08.2022

Em reunião ocorrida no último sábado, 20, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a Justiça Eleitoral estabeleceu questões relativas ao horário eleitoral em Goiás, como distribuição de tempo e ordem de veiculação. A campanha eleitoral começou, oficialmente, no dia 16 de agosto, mas a transmissão dos programas pelas emissoras de TV e rádio terão início na sexta-feira, 26, seguindo até o dia 29 de setembro, data em que termina o prazo para a realização de debates entre os candidatos.

A distribuição dos tempos indicados foi feita utilizando-se os critérios do art. 47 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), considerando o número de partidos políticos, federações ou coligações que solicitaram registro de candidato aos cargos de governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual e a respectiva representação na Câmara dos Deputados em 2018.

Tempo e ordem de veiculação  

Os programas de candidatos a governador duram o total de 10 minutos e irão ao ar nas segundas, quartas e sextas-feiras. Na TV, a propaganda será veiculada entre 13h15 e 13h25 e de 20h45 a 20h55. No rádio, os programas serão divulgados de 7h15 a 7h25 e de 12h15 a 12h25. O tempo que cada partido terá de programa é definido de acordo com a representação das siglas no Congresso Nacional.

Na disputa ao governo, Ronaldo Caiado (UB) é o que terá o maior tempo, com 5 minutos e 6 segundos. Na sequência, Wolmir Amado (PT) com 2 minutos e 18 segundos. A lista segue com Gustavo Mendanha (Patriota), com programa de 58 segundos; Major Vitor Hugo (PL), com 51 segundos; Cíntia Dias (Psol), com 23 segundos; e Edigar Diniz (Novo), com 20 segundos. A Professora Helga (PCB), o Professor Pantaleão (Unidade Popular) e Vinícius Paixão (PCO) não têm participação no programa de rádio e televisão porque seus partidos não atingiram a cláusula de barreira.

Os programas eleitorais dos candidatos ao Senado e a deputado estadual serão divulgados nas segundas, quartas e sextas. As propagandas de postulantes a deputado federal irão ao ar nas terças, quintas e sábados. Dentre os candidatos a deputado estadual, os filiados ao União Brasil são os que utilizarão o maior tempo diário de propaganda. Em seguida, estão os candidatos da coligação Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).

Pílulas

Além do programa eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de televisão reservarão, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, da federação ou da coligação. As pílulas serão distribuídas ao longo da programação veiculada entre as 5 e às 24 horas, observados os critérios de proporcionalidade estabelecido na Lei das Eleições.

Todos os relatórios referentes à distribuição do tempo de propaganda e ordem da veiculação estão disponíveis no site do TRE.

Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário