Home Editoriais Esportes Prefeito e vereadores fazem vistoria em obras do estádio

Prefeito joão Gomes, ao lado de vereadores e secretários, vistoria obras de um dos mais arrojados projetos realizados em Anápolis: a modernização do Estádio Jonas Duarte

DA REDAÇÃO

O prefeito João Gomes, acompanhado de uma comitiva de vereadores e secretários municipais, vistoriou na manhã desta quinta-feira, 08, três importantes obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura: reestruturação do Estádio Municipal Jonas Duarte, a construção do Parque Ambiental da Jaiara e a contenção da erosão da Rua Leopoldo de Bulhões. Juntos, puderam constatar o ritmo acelerado das intervenções que seguem o cronograma previsto.

O primeiro local visitado foi o Estádio Municipal Jonas Duarte, onde se vê a movimentação intensa dos maquinários. Os primeiros dias são dedicados ao trabalho de rebaixamento do piso do gramado em pelo menos três metros. “Somente nesta etapa, quase oito mil caminhões de terra estão sendo retirados”, afirmou o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana.

O prefeito João Gomes destacou que o novo campo ficará pronto para receber as partidas oficiais de 2016. “Nossos torcedores podem ficar tranquilos, pois poderão ver os jogos do Anápolis e da Anapolina na nossa casa”, comentou.

Máquinas, equipamentos e operários começam a concretizar um grande sonho dos desportistas anapolinos, especialmente aqueles envolvidos com o futebol profissional. Com verbas provenientes de emendas parlamentares – dos deputados federais Rubens Otoni (PT) e Jovair Arantes (PTB), e contrapartida considerável da Prefeitura de Anápolis, a conclusão da obra é prevista para abril de 2016.

Leonardo Viana confirma que o projeto integral de ampliação e modernização do Estádio Jonas Duarte será desenvolvido em etapas. A primeira, que ora se inicia, prevê a ampliação do estádio com a construção de nova arquibancada, contemplando três pavimentos: subsolo; térreo e nível superior, estrutura onde os torcedores ficam.

Segundo ele, por determinação do prefeito João Gomes, foi antecipado o trabalho de rebaixamento do gramado, inicialmente previsto para uma próxima etapa do projeto. Após as intervenções, a capacidade do estádio passará dos 10 mil atuais para cerca de 20 mil pessoas. Esta condição coloca o Estádio Jonas Duarte na relação das praças esportivas com capacidade para receber jogos nacionais.

Dentro do projeto, serão utilizados cerca de 1.160 m³ de concreto armado e mais de 116 toneladas de aço. Além das arquibancadas, haverá ampliação da lanchonete, dos vestiários, do espaço para árbitros e comissão técnica, e toda a parte administrativa.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Ademir Marinho, revela que mais importante que a expansão numérica, é o conforto e a segurança que vão ser proporcionados ao torcedor e às equipes que vão usufruir de um espaço totalmente adequado. “Esta reforma era muito aguardada e temos a felicidade de iniciá-la. Vai ser um espaço ainda melhor que vai receber não só as competições do futebol profissional, mas que também é funcional para diversas outras atividades”, destacou Ademir.

Ao longo de seus 50 anos (a inauguração aconteceu em 10 de abril de 1965), o Estádio Jonas Duarte recebeu várias melhorias. No início havia apenas a arquibancada coberta. Algum tempo depois foi construída a arquibancada descoberta. Mais tarde foi fechado o anel de arquibancada do lado direito, formando uma ferradura. Agora será fechado o anel à esquerda, fazendo com que a arquibancada fique oval. O campo de futebol tem 105 metros x 65 metros, com grama batatais de cinco centímetros.

Deixe um comentário