Home Últimas Notícias Advogado de Anápolis assume presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da...

luiz_rodriguesPela primeira vez na história da OAB Goiás, um advogado que atua no interior do Estado irá presidir uma turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional. A missão pioneira está a cargo de Luiz Rodrigues da Silva (foto), que na última segunda-feira (17) foi empossado após ser eleito em votação do pleno e assumiu a presidência da 7ª turma do tribunal, responsável pelo julgamento de processos éticos e disciplinares.

“Para mim, foi uma grata surpresa. Mas a minha indicação e consequente eleição nada mais é do que o exemplo da postura amplamente democrática adotada pelos atuais componentes do TED. Antes, quando se pensava nas diretorias das turmas, as indicações ficavam mais restritas aos membros atuantes em Goiânia, muito em função da proximidade. Mas a presidência atual tem nos dado muito mais abertura”, afirma Luiz, que até então era membro da 5ª turma do tribunal e já foi componente da 3ª.

Com 31 anos de inscrição na Ordem, o decano tem uma trajetória bastante sólida junto à seccional. “Assim que me formei, entrei pela OAB e estou sempre trabalhando pela Ordem”, lembra Luiz Rodrigues, que já foi presidente da Comissão de Meio Ambiente, secretário-adjunto e vice-presidente por quatro mandatos consecutivos da subseção de Anápolis, onde é inscrito e possui escritório. Atua principalmente nas áreas Trabalhista e Cível.

Função estratégica
O presidente de turma no TED tem uma atuação estratégica, pois exerce tanto funções administrativas quanto judicantes. Cabe a ele conduzir os trabalhos das turmas, cada uma com sete componentes, dando autonomia para os juízes proferirem suas sentenças, além de coordenar e dar bom andamento às sessões de julgamento.

O presidente do TED, Anderson Máximo de Holanda, destaca a experiência sólida de Luiz Rodrigues como um de seus pontos fortes. “Luiz possui uma história de serviços muito importantes no tribunal. É um juiz muito atuante, extremamente qualificado e sua nomeação só vem coroar a sua atuação no TED”, elogiou.

Anderson destaca ainda que esse pioneirismo é fruto de uma filosofia do tribunal orientada para os princípios da democracia e da eficiência. “Com as novas duas turmas criadas, tentamos prestigiar os decanos, mas também procuramos abrir um espaço a mais para os advogados que atuam no interior dentro da Ordem”.

Além de Luiz Rodrigues da Silva, também foi empossado na mesma sessão Albérico Oliveira de Andrade, que assumiu a presidência da 6ª turma do TED.

(Texto: Marília Noleto – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

Deixe um comentário