Home Últimas Notícias Presos que foram transferidos para Anápolis já depredaram celas do novo presídio

ANA CLARA ITAGIBA
(Fotos: Ismael Vieira)

DSC_0904De acordo com o Conselho da Comunidade na Execução Penal, pelo menos 558 presos foram transferidos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia, para o novo presídio de Anápolis, que tem capacidade para 300 detentos.

Como o presídio anapolino ainda não foi inaugurado, a estrutura não está preparada para atender nem mesmo a demanda prevista. Segundo a Comissão de Direitos Humanos da OAB, cujos membros estiveram nesta sexta-feira (24/2) no local, os presidiários fizeram greve de fome porque não queriam ser transferidos da POG.

O envio dos presos de Aparecida aconteceu depois de uma briga de facções que deixou a POG completamente destruída. O presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, advogado Gilmar Alves (foto abaixo), explicou que os detentos das duas alas do novo presídio disseram que não foram eles que depredaram a POG, e que não deviam ser transferidos para Anápolis.

Gilmar Alves 24,02,17 (5)Familiares já vieram de outras cidades para buscar mais informações. Uma delas disse que o esposo preso tem diabetes e já tinha passado mal várias vezes na POG. “Ficou pior para a gente, porque ficou mais longe e nós não temos notícia de nada. Eu nem sei se meu marido está aqui, mas eu só saio daqui hoje se tiver alguma notícia, se ele está bem ou não, e se está tomando os medicamentos”, afirmou Ariadna, que preferiu informar somente o primeiro nome à reportagem do JE Online,

Gilmar Alves afirmou ainda que algumas celas do novo presídio de Anápolis foram depredadas. Cerca de 15 agentes prisionais foram recrutados para auxiliar neste primeiro momento. “A diretoria está explicando que eles [presos] estão aqui provisoriamente e a qualquer momento eles podem voltar para lá. Nós mesmos do conselho vamos exigir isso, porque não queremos os de Goiânia aqui sendo que nem temos lugar para colocar os nossos presos. Isso é provisório, é só um socorro de emergência”, afirmou o advogado.

3 Respostas a este post
  1. Meu irmao e de caldas novas nao tenho noticias dele so qero qui vcs veja qe eles tem familia e qe agente esta sofrendo precisamos de noticias???

  2. Como ficar sabendo o dia de visita e dia de cobal dos presos,porque agente saide Goiânia,e vai até anapolis e não temos nem uma notícias somos mães e estamos sofrendo muito!

  3. O quê acho um absurdo é que os agentes do novo presídio não deixa as famílias saber notícias e nem entregar cobal para os presos. Ninguém garante que eles estão sendo tratado como ser humano e ainda eles maltrata as pessoas que vai lá para saber notícias de uma parente.

Deixe um comentário