Home Editoriais Política Alexandre Baldy segue no Ministério das Cidades e amplia sua força no...

Deputado federal atendeu pedidos feitos pelo presidente Michel Temer e por Rodrigo Maia e agora acumula força inclusive para influenciar a eleição deste ano em Goiás

MARCOS VIEIRA

O deputado federal Alexandre Baldy (PP) decidiu no sábado (7.abr) permanecer no Ministério das Cidades e, portanto, não irá concorrer à reeleição na disputa deste ano. Em um recado nas redes sociais, no último dia para desincompatibilização, o goiano explicou os motivos que o levaram seguir no governo federal.

“As minhas ações como homem público são voltadas para melhor atender a todos. Permaneço ministro das Cidades, pois acredito que posso fazer muito pelo nosso país, em busca de proporcionar uma vida digna para os brasileiros e brasileiras”, afirmou Baldy.

Ao se filiar recentemente ao PP, após deixar o Podemos, Baldy movimentou o cenário sucessório em Goiás, pois passou a ser um dos cotados para disputar a eleição de governador. Sua permanência como ministro colocou fim a essa especulação.

“Meu objetivo na política é lutar para gerar resultados eficazes e ajudar a reconstruir o nosso país socialmente e economicamente junto ao governo do presidente Michel Temer. Desta forma, desejo me dedicar por resultados que consigamos transformar para muito melhor, a vida de todos”, escreveu o parlamentar.

Em vídeo, Alexandre Baldy classificou sua decisão como “dura”. “As nossas decisões são duras, são difíceis, são extremamente desafiadoras, mas abrir mão de um mandato de deputado federal, abrir mão de ir para uma nova eleição é abrir mão para trabalhar pelo meu país”.

Na quinta-feira (5.abr), a reportagem acompanhou a entrega de recursos feita pelo ministro em Abadiânia de Goiás. Em entrevista ao JE, Baldy afirmou que era “nítido” que o presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, haviam solicitado que ele permanecesse no cargo.

“Mas nós, com muita serenidade, iremos dialogar e discutir, porque sem dúvida alguma o Ministério das Cidades é o terceiro maior da Esplanada. Ele representa uma força muito grande nessa retomada econômica que o Brasil realiza neste momento”, frisou Baldy.

De fato, com a decisão de Baldy de permanecer no governo, o PP se mantém controlando os maiores orçamentos do governo federal. A sigla detém a pasta da Saúde, atualmente ocupada por Gilberto Occhi. E também controla o Ministério de Agricultura e Abastecimento, com Blairo Maggi. O partido continua ainda na presidência da Caixa Econômica Federal, banco público responsável pelo financiamento de programas sociais e de transferência de renda, como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.

Eleição
Sobre o processo sucessório goiano, Baldy afirmou que o PP está em aberto para discutir apoios. “O PP tem o compromisso com o governador Marconi Perillo até o dia 31 de dezembro de 2018, de manter a governabilidade e como sempre temos ajudado. A discussão para o pleito eleitoral tem que ser feita com paciência e serenidade, discutindo a necessidade do povo de Goiás e os projetos que são importantes para a população”.

O ministro afirmou que tem toda a abertura para continuar a dialogar com o senador Ronaldo Caiado (DEM), o deputado Daniel Vilela (MDB) e com o governador José Eliton (PSDB).

Baldy disse ainda que seria prematuro falar sobre uma possível candidatura de seu irmão, Joel Sant’Anna Braga Filho. “Toda questão eleitoral vai ser afunilada, deflagrada entre os meses de julho e agosto de 2018”.

Brasil
Sobre o atual cenário brasileiro, o ministro das Cidades disse que o País passou pela pior crise da atual geração. “Eu, você, aqueles que nos ouvem e nos lêem, não passaram por uma crise de tamanha profundidade. Quebrou muita gente, desempregou milhões de pessoas, mas, mesmo perdendo quase 10 anos da nossa condição de riqueza e economia, nós lutamos, dedicamos e empenhamos para que possamos recuperar a economia e, é claro, recuperar a condição social da população”. Baldy comentou que a sua perspectiva para 2018 é muito melhor que do ano passado.

Deixe um comentário